from web site
Durou quase 3 horas o depoimento do ex-ministro José Dirceu à Justiça Federal, nesta sexta-feira (29). Ele foi ouvido no formato de réu em um dos processos originários da Operação Lava Jato. Esta foi a primeira vez que ele ficou frente a frente com o juiz Sérgio Moro, que conduz as ações da operação. Pela saída, o advogado Roberto Podval, que o representa, disse que o ex-ministro reconheceu ter recebido dinheiro do lobista Milton Pascowitch. Porém, alegou que essa quantia foi utilizada apenas para uma reforma em um apartamento do irmão. Portugal Este Prato é Vendido Em Restaurantes Moçambicanos? , segundo Podval, foi executado em troca da amizade que o lobista mantinha com Dirceu.
Ainda conforme o advogado, o dinheiro não era referente ao pagamento de propina. Ainda a respeito da reforma do apartamento, investigada pela denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), Podval argumentou que o ex-ministro não obteve diretamente o dinheiro. Segundo ele, os valores foram pagos por Pascowitch diretamente à arquiteta que executou a obra e que assim como havia sido indicada pelo lobista. Sobre isso as viagens ao exterior pagas por corporações, Podval argumentou que o ex-ministro reconheceu ter ido a outros países, em procura de contratos para empresas nacionais. Todavia, afirmou que todos os trabalhos foram registrados pela JD Consultoria, a corporação que o Dirceu mantinha com o irmão, assim como réu na Lava Jato.
Em relação à compra de imóveis em nome de terceiros, José Dirceu afirmou à Justiça, segundo o advogado, que isso foi feito pra evitar o pagamento de ágio. Podval falou que Dirceu reconheceu que pode ter errado ao ganhar o dinheiro de Pascowitch pra reforma do apartamento do irmão dele.
Todavia, o ex-ministro falou que vai executar qualquer pena a que seja submetido, inclusive até quando não concorde com ela. Onze milhões em propina. Saiba Escolher E Sorridente Tua Cozinha deste jeito vinha de organizações que prestavam serviços terceirizados pra Petrobras e eram “apadrinhadas” pelo ex-ministro, e quota estava relacionada a contratos de empreiteiras com a Petrobras.
Segundo os procuradores do MPF, José Dirceu recebia estas quantias por ter indicado Renato Duque para a diretoria de Serviços da Petrobras. A defesa do ex-ministro sustenta durante o processo que todos os valores recebidos por Dirceu são referentes a serviços de fato prestados por ele por intermédio da JD Consultoria. Pela quinta-feira (28), o MPF pediu pra que Moro interrogue outra vez o réu Fernando Horneaux de Moura em processo que ele responde pela Operação Lava Jato.
A petição foi motivada depois de Moura distinguir ao MPF que mentiu no depoimento que prestou ao juiz Sérgio Moro, no dia vinte e dois desse mês. Na ocasião, ele foi confrontado com dicas que teria dito durante os depoimentos de delação. Mas, em frente ao juiz, ele negou ter dado essas sugestões aos procuradores.
Moura citou que foi abordado por um homem desconhecido na rodovia e perguntou sobre os netos dele, que moravam no Sul. Também réus nesse processo, os lobistas Júlio Camargo e Milton Pascowitch alegaram nos interrogatórios que José Dirceu recebeu valores de propina. Organizar A Moradia Em Reforma milhões para emissários de José Dirceu. Os recursos foram pagos a pedido de Renato Duque, conforme o lobista que é delator do esquema, a começar por dinheiro vivo e horas de voo em aviões de Camargo.