from web site
Qual instrumento é mais difícil: violão ou guitarra? Essa é uma daquelas questões que sempre aparecem nos foruns e debates pela internet sobretudo entre os principiantes: no fim de contas, qual aparelho é mais complexo, violão ou guitarra? Eu imagino que ninguém fica feliz em escutar "depende", entretanto a verdade é que depende mesmo. Depende do tipo de música que você quer tocar, do tempo que você gasta com o aprendizado, da característica do instrumento que você usa, do tipo de encordoamento e até da tua vontade em compreender. Se eu fosse simplista na minha resposta, diria que, no geral, guitarra é mais difícil que violão.
Apesar de tudo, no violão você só tem que decorar os acordes principais e dominar as cifras das músicas que você quer tocar. Neste instante pela guitarra, além dos acordes, você necessita aprender escalas, timbragem do instrumento e como os efeitos afetam pela tocabilidade. A curva de aprendizado da guitarra e os custos com ela são consideravelmente maiores do que com violão acústico. Mas, se você pretende ser um violonista clássico, que toca violão flamenco, com dedilhado mais refinado e um discernimento sobre a música mais apurado, o violão vai parecer bem mais complexo que uma tocabilidade de guitarra intermediária.
Faz quinze anos que eu toco violão e somente dois que toco guitarra, mas acho que aprendi o bastante a respeito os dois para poder responder qual deles exige mais. Se eu tivesse que responder sinceramente, na lata, diria que guitarra é mais difícil. Apesar de ambos terem seis cordas e a mesma afinação, o violão é um aparelho mais simplificado, mais compacto, mais portátil e que cai muito melhor para visualizar a voz.
Para tocar violão, você só necessita do violão mesmo, sempre que que a guitarra você precisa de energia elétrica, um amplificador, cabos e pedais. Também, a guitarra mistura uma quantidade imenso de técnicas, como palhetadas sweep e alternada, ligados, bends, vibratos, slides, two hands, tapping, palm muting, harmônicos artificais, alavancadas e powerchords.
Outra coisa que facilita no violão é que ele poderá ter cordas de nylon, que calejam menos os dedos que as cordas de aço. Quem sai do violão para guitarra costuma ter menos dificuldades em se acertar do que no caso contrário.
As cordas da guitarra são mais "sensíveis" e fáceis de fazer bends e o instrumento tem um braço mais estreito. De imediato quem sai da guitarra pro violão localiza o violão mais duro e penoso de tocar. Uma coisa que eu estranhei bastante no momento em que comecei a tocar guitarra foi que o peso do corpo humano dela é bem maior que o do organismo do violão, fato que nos obriga a usar correias no momento em que for tocar em pé.
Quem sabe o ponto de maior diferença entre os dois instrumentos seja com conexão mesmo à cota elétrica e de timbragem. O violão acústico só tem aquele timbre único que ele oferece. O violão elétrico dá opções de timbragem de lado a lado dos equalizadores do amplificador ou do pré-amplificador. Prontamente a guitarra apresenta uma expectativa bem mais vasta de timbres seja pelo amplificador, da pedaleira, dos pedais ou dos próprios potenciômetros e captadores da guitarra.
Ademais, a regulagem pela guitarra costuma ser mais complexa por dirigir-se além de tornar a tocabilidade mais confortável. Coisas como afinação das oitavas, ajuste do tensor, regulagem da ponte, blindagem elétrica e regulagem da parcela elétrica são obrigatórias pela guitarra. A guitarra assim como pode frustrar mais o estreante pelo motivo de normalmente ela retém chiados e ruídos (principlamente as mais baratas ou com single coil). Fora que guitarras boas são bem mais caras que violões bons.
Ainda não sabemos quando estaremos em Rock/Metal: Quais Musicas São Boas Com o objetivo de Compreender A Tocar Guitarra? , depende de irão contratar a gente mais uma vez, prontamente fomos 2 anos seguidos! João Bosco e Vinícius: Cal, é que a minha filha nasça com saúde e perfeitinha. Como Entender A Tocar Acordeão Básico o João Bosco tiver um filho que ele namore com a minha filha. João Bosco e Vinícius: Nany, foram dois que marcaram a carreira.