Skip to main contentdfsdf

Home/ vclausturkey5's Library/ Notes/ Hábito De Leitura Leva Catador De Lixo Pra Instituição Federal

Hábito De Leitura Leva Catador De Lixo Pra Instituição Federal

from web site

Saiba Mais Aqui

Guaraná Antarctica Permanece Líder Nas Mídias sociais


Criado na avó e na mãe, Carlos César Alves Correa passou a infância recolhendo lixo das ruas de Porto Feliz. De manhã, coletava papel e latas com outras 7 criancinhas da família. De tarde, frequentava a faculdade. De noite, ficava pela pequena casa de chão batido e paredes de madeira velha. “Quando batia vento robusto, o telhado voava”, relembra Correa a respeito da moradia da infância. O pátio da casa abrigava ainda a égua da família, animal usado pra puxar a carroça com o instrumento recolhido nas ruas. “As pessoas se sensibilizavam em visualizar as gurias catando o lixo e doavam comida.


Eu tinha desejo de aprender, mas não tinha interferência da minha família porque ninguém sequer tinha o ensino fundamental completo. Não culpo eles, nenhum deles recebeu o exemplo antes”, conta o moço de 24 anos. Porém, a família recebia mais do que comida. Quando tinha dez anos, o menino obteve um livro que despertou seu desejo de ser professor.


“A história era parecida com a minha, de um jovem que queria aprender, contudo não tinha recursos. Eu me enxerguei ali”, contou a Olhe. Foi a partir da leitura, frequentando bibliotecas públicas da capital gaúcha e “espiando” livros nos sebos, que Correa deixou a rotina de catador de lixo pra ser aprovado no curso de Letras na Faculdade Federal do Rio Amplo do Sul (UFRGS).


Atualmente, o universitário conta sua história para jovens em vulnerabilidade social por intervenção de projetos da Rede Marista, em Porto Alegre. Um desses projetos é a “Rede do Livro”, iniciada em agosto, que incentiva a doação de livros para modificar o nanico índice de leitura no estado: 1,7 livro per capta por ano, de acordo com o Ministério da Cultura. A campanha bem como promove a doação de sangue.


Antes de revelar a respeito da importancia da leitura e da literatura na sua existência para outros adolescentes, o piá chegou a abandonar a universidade para acudir a família com um serviço mais rentável. “Cortaram água, luminosidade e o aluguel era grande pro que se recebia. Precisei auxiliar. Informações Para Produzir De forma Ilimitada ”, conta.




Entretanto Correa conseguiu emprego e retomou os estudos. Pagou com o próprio dinheiro um cursinho para se aprontar pro vestibular e foi aprovado pela UFRGS. Correa foi aprovado pelo sistema de cotas (racial, por renda e por ter estudado em universidade pública). Pra atingir estudar no turno da manhã e tarde, Correa trabalha na atualidade em uma corporação de call center.


“Meu serviço tem muita pressão, entretanto é o único mercado que tem contratado durante a incerteza e tem flexibilidade de horário para que eu consiga deslocar-se à 10 Sugestões Incríveis De Design Aplicadas Ao Marketing Digital ”, explica o universitário. Desde que a leitura se tornou um vício, Correa elegeu Machado de Assis como seu autor favorito, entretanto também é admirador dos poetas Mário Quintana e Cecília Meireles. Aluno do quarto semestre, Correa idealiza ser professor de escolas públicas por isso que se formar pra despertar nas meninas o interesse na literatura e pela leitura.



vclausturkey5

Saved by vclausturkey5

on Sep 29, 19