from web site
As aguardadas novas tecnologias viraram realidade. Nas principais corporações, máquinas importadas dão origem a placas com estampas de alta definição, que imitam perfeitamente o visual de equipamentos como madeira e pedra. “Jatos de tinta reproduzem com fidelidade cada superfície, inclusive relevos”, explica Antonio Carlos Kieling, superintendente da Liga Nacional dos Fabricantes de Cerâmica pra Revestimento (Anfacer).
Os números excluem perguntas sobre a consolidação desse sistema: no início de 2010, existia só uma máquina digital no Brasil. Hoje, elas funcionam em algumas fábricas, como Ceusa, Via Rosa, Portinari, Portobello, Eliane, Biancogres e Incepa. Nos próximos meses, estima-se que haverá vinte delas no país. A princípio, o preço das peças produzidas assim sendo supera o das comuns. “Elas custam de dez a 20% mais”, calcula Marcele Brunel, designer de produtos da Ceusa. “Com o tempo, no entanto, eles se equiparam, que o investimento nesta tecnologia vai se pagar”, completa. Porém, se a tendência aponta pra grandes formatos, as impressoras digitais ainda não acompanham estas proporções.
“Hoje, o limite é de 1,trinta e cinco x 0,sessenta e sete m”, fala Sérgio Ruzza, coordenador de design e portfólio de produtos da Eliane. Outra aposta são os porcelanatos de baixa espessura (entre 3 e seis mm), que conquistam quem está reformando. “Você consegue assentar sobre o equipamento existente, o que reduz quebra-quebra e entulho”, avalia o arquiteto Giovani Bonetti, de Florianópolis.
Trata-se de uma opção sustentável também na realização, com pequeno consumo de matéria-prima, água e eletricidade no método. “E eles são tão resistentes quanto as algumas versões”, compara Marcele. Pela instalação, entretanto, valem alguns cuidados. “Ao colocar a argamassa no verso da placa e no contrapiso, os dentes da desempenadeira têm de estar pela mesma direção”, orienta Marcelo Nazari, da Step Revestimentos, de São Paulo. “Após a colocação, nunca bata o martelo de borracha sobre a placa, 8 Dicas De Decoração Com Artesanato Pra Deixar Sua Sala Charmosa trincar”, complementa.
“Sim, é um modo complexo”, diverte-se o morador. Como ótimo colecionador, Itaici cuida direitinho de teu tesouro. Pra melhor conservação dos CDs, ele embalou cada caixa em um saquinho plástico. Um tom de cinza foi escolhido pra tingir a parede da cabeceira, oportunizando um clima mais aconchegante. O quarto assim como tem êxito como sala de audição, pelo motivo de o aparelho de som fica em um móvel aos pés da cama. A estante é estreita, o que poupa espaço pra circulação.
Contudo, tua largura, de ponta a ponta, acabou atrapalhando o funcionamento da porta de abertura habitual. O problema foi resolvido com a troca por uma peça sanfonada. 29,99) e telas de Portal Imobiliário Do Cariri . Direto De Miami: Histórias De Existência E Sugestões Do Melhor De Miami tantas inovações no cardápio, por onde começar a seleção dos revestimentos? “Respeite a indicação do fabricante a respeito do que deve ser posto só em paredes. No mais, cerâmicas e porcelanatos são bem-vindos em qualquer recinto residencial, por causa de se trata de espaços não sujeitos a grande tráfego”, explica Laís Coluche, coordenadora de relações internacionais da Anfacer.