from web site
São Paulo - Começam hoje as inscrições pro esperado concurso de agente da Polícia Federal. De agora em diante, começa a maratona de estudos para que pessoas se interessa na carreira. Pesquisa Amplia Escala De Geração Biotecnológica Do Xilitol seleção será feita em cinco etapas: prova objetiva, prova discursiva, checape de aptidão física, check-up médico e check-up psicológico.
As provas são de feitio eliminatório e classificário e estão marcadas pro dia 21 de dezembro. Os 3 exames (aptidão física, médico e psicológico) são de feitio eliminatório, de acordo com o edital. A jornada é de quarenta horas semanais e o salário é exatamente o mesmo do último concurso, 7.514,trinta e três reais.
De acordo com o professor Gladstone Felippo, professor do Mundo do Concurso, a remuneração é considerada umas das mais perfeitas nesta área policial. “Isso sem tratar no status da carreira da área federal”, adiciona. A luta pelas vagas promete ser extenso. A banca organizadora é o Cespe/UNB, uma das mais temidas pelos concurseiros. Faculdade Estadual Do Ceará última seleção, foram 107.799 cadastrados pra 500 oportunidades - ou seja, mais de 215 candidatos por vaga. “Quem vai fazer esse concurso necessita se preparar com antecedência, dado que os concorrentes são abundantes e bem preparados”, confessa Karina Jaques, professora do curso online Já Eu Passo. “Como já pertence ao discernimento do candidato, são algumas disciplinas e é grande o grau de problema das questões”, diz ela.
De acordo com a professora, Certo Penal, Processual Penal e Legislação Especial são disciplinas que mais merecem atenção. Mesmo sendo assim, algumas matérias como informática, contabilidade, raciocínio lógico e atualidades trazem perguntas bem elaboradas. “Deve-se estudar tudo: das disciplinas mais básicas até as mais difíceis”, reconhece a professora. Karina lembra que o candidato não podes negligenciar as exigências físicas da seleção. “O candidato necessita tocar o edital e levar a um preparador físico profissional pros treinos”, diz a professora.
Segundo ela, muitos candidatos são aprovados nas provas diretas e reprovados no exame de aptidão física. “É uma prova física bastante puxada, em que se cobram teste em barra fixa, impulsão horizontal, teste de natação e corrida de 12 minutos”, reitera o professor. Segundo Felippo, bem como é decisivo se preparar para a redação da prova - um porte negligenciado por vários candidatos.
“É necessário treinar periodicamente até a véspera, já que a redação costuma reprovar muita gente”, diz ele. A prova discursiva (P2) valerá 13,00 pontos e consistirá na elaboração de texto dissertativo com, no máximo, trinta linhas, conforme o edital. Segundo Rodrigo Janiques, coordenador do C3 Concursos, a obediência de economia sofreu uma mudança brusca desde o último edital de 2012. Isso porque foram retirados conteúdos como políticas fiscais e monetárias e funções econômicas.
“Na avaliação atual, o tópico da obediência é a microeconomia, que será cobrada com seus pretextos, aplicações e subdivisões”, alega Janiques. Segundo ele, o candidato precisa priorizar perguntas como a suposição do comprador, da firma e da geração e também pressupostos básicos microeconômicos como a teoria coeteres paribus e o papel dos preços relativos.