from web site
No decorrer da Revolução Francesa, cujo lema era igualdade, independência e fraternidade, as mulheres lutaram ao lado dos homens e tua participação foi de fundamental seriedade para a conquista dos objetivos revolucionários. Vencida essa fase, no entanto, elas retomaram o lugar que ocupavam na comunidade, dado que seguiram a ser consideradas incapazes para assumir responsabilidades cívicas e políticas.
Devo Fazer Uma Faculdade Depois de Os trinta Anos? , no século 20, vozes se levantaram contra o preconceito que a nação patriarcal e machista impunha às mulheres. Nos livros “O Segundo Sexo”, “A Mística Feminina” e “A Mulher Eunuco”, as autoras Simone de Beauvoir, Betty Friedman e Germaine Gree, respectivamente, combateram a marginalização feminina e defenderam a igualdade entre os sexos. Hoje, sabemos que felizmente há diferenças biológicas entre homens e mulheres, que aparecem logo nos primeiros anos de existência e levam cada um dos sexos a fazer estabelecidas aptidões.
Muito se tem debatido se a criancinha ama bonecas e os fedelhos de jogar bola já que a educação e as atividades a que são expostos incentivam essa preferência. A despeito de seja uma questão polêmica, estudos mais recentes notabilizam que estas diferenças começaram a ser acordadas na ação dos hormônios sexuais ainda dentro do útero materno. Não é só por fatores puramente culturais que a garota prefere as bonecas e os bebês, a bola e os carrinhos.
Uma força biológica dentro deles orienta estas possibilidades. Drauzio - O sexo se institui na existência intrauterina e os hormônios sexuais agem no cérebro, interferindo na criação das sinapses, isto é, na criação das conexões entre os neurônios das garotas e dos guris de maneira distinto. Oito Sinais De Que A Carreira Pública Não é Para ti poderia esclarecer como isso ocorre? José Salomão Schwartzman - O cérebro do piá do sexo masculino é banhado por quantidade maior de testosterona, o hormônio masculino, do que o cérebro da guria. Parece - pelo menos é essa a suposição que se defende na atualidade - que, quando banhado por muita testosterona, o cérebro é criado de outra forma.
Existem evidências de que manipular este hormônio em animais de laboratório ou mesmo em pessoas provoca a transformação de definidos comportamentos que são sexo-dependentes. Tais diferenças de jeito, boa fatia dos indivíduos atribui a fenômenos culturais, contudo há sinais claros de que outros fatores bem como pesam. É óbvio que os aspectos culturais e sociais existem, todavia não se poderá refutar o papel biológico presente por este método. Tais como, comparadas com os garotos, as gurias nascem com uma diferença de maturação cerebral de quatro semanas.
Se lembrarmos que a gestação normal é de 40 semanas, 4 semanas correspondem a 10% a mais no desenvolvimento desse modo de maturação. Drauzio - O que quer dizer maturação cerebral desse assunto? José Salomão Scwartzman - Cérebro mais maduro significa que várias funções biológicas estão mais bem preparadas para fazer instituídas atividades e essa diferença mantém-se no mínimo até o desfecho da adolescência. Pais que têm filhos dos dois sexos, professores com classes mistas, médicos que atendem meninas e meninos, sabem que o desenvolvimento de homens e mulheres não obedece aos mesmos padrões. Os rapazes movimentam-se mais no tempo perinatal, nas primeiras duas ou 3 semanas depois do nascimento.
Em compensação as meninas adquirem hábitos como o controle do esfíncter, tendo como exemplo, muito mais cedo. Assim como está estatisticamente comprovado que elas falam antes e mais do que os fedelhos. Costuma-se brincar até que começam a comentar primeiro e nunca mais param. Outra constatação considerável é que, em média, as crianças amadurecem de forma acelerada do que os meninos e são superiores no que se diz à competência motora fina.
Quem sabe, deste modo, pela linha de montagem de aparelhos eletrônicos, haja mais mulheres do que homens trabalhando. Contudo, os piás têm desempenho superior, por exemplo, nas atividades que exigem habilidades motoras mais grosseiras, como jogar bola ou atirar um objeto pra acertar o centro. Drauzio - Este número superior de mulheres em certos ramos de atividade, vários atribuem ao episódio de até hoje elas ganharem menos do que os homens.