from web site
Na primeira operação de e-commerce que trabalhei, há por volta de sete anos, no momento em que nos reunimos na primeira vez para fazer acompanhamento da meta de venda semanal, houve uma interessante discussão a respeito da apuração das vendas. De um lado estava eu (TI) e o time de marketing, o qual considerava as vendas faturadas, do outro lado estava operações, que olhava as vendas “entregues”.
A diferença era a todo o momento pequena, contudo me incomodava bastante o evento de considerarmos somente os pedidos entregues, dado que o freguês de imediato havia pago o objeto e aquele dinheiro muitas vezes agora estava no caixa da empresa. Mais tarde, por intermédio de uma disciplina do mestrado, compreendi que eu e o time de marketing olhávamos o regime de caixa, enquanto a equipe de operações considerava o regime de competência. Entendendo mais os fundamentos da CPC 30, a qual discorre sobre o assunto reconhecimento de receitas, eu enfim reconheci, que por pura ignorância, estava totalmente incorreto.
Desordem entre regime de caixa e regime de aptidão é frequente no mercado, é fundamental que qualquer profissional, independente da área, compreenda essas diferenças pra tomada de decisões mais assertivas. Qual a gravidade em diferenciar as receitas do “jeito certo” e qual a conexão com e-commerce? Ante a pauta de finanças, toda organização que tenha fins lucrativos só tem um propósito: gerar valor aos acionistas! Imagina se pela China e nos Estados unidos, o reconhecimento de receita das empresas fossem diferentes, pense no Alibaba, gigante chinês de e-commerce. Greve De Aeroviários Cancela E Atrasa Voos Em todo O país O Dia em Nasdaq pouco tempo atrás, como os potenciais investidores poderiam compará-la, por exemplo, com a Amazon.
Por isto existe a IASB, 6 Sugestões De Como Estudar Para Concurso , que de modo bem resumida, mantém as International Financial Reporting Standards (ou no ótimo português, Normas Internacionais de Contabilidade). No Brasil, o Comitê de Pronuciamentos Contábeis (CPC) é responsável pelo preservar os termos e recomendações contábeis em aderência com a IASB. O pronunciamento contábil que trata de reconhecimento de receitas é o pronunciamento técnico 30. Esse documento versa sobre o assunto: venda de bens, prestação de serviços e geração de caixa por intervenção de outros ativos (como royalties e empréstimos, tendo como exemplo).
No caso de comércio eletrônico, na sua vasto maioria, lidamos com venda de bens e é sobre isso este tipo de receita que vamos continuar com a nossa observação. Nesse lugar não existe margem pra visão, o regulamento é bem clara. A B2W, faz isto bem, segue uma nota explicativa da ITR3T2013 5 Aplicativos Pra Estudar Melhor E Ir No Enem . Como diferenciar a venda parcelada?
Nesse lugar entra uma outra pergunta sensacional e bem aderente ao varejo eletrônico, que pra obter mercado no início, era preciso ceder algumas vantagens adicionais pros consumidores, como frete sem custo algum e parcelamento sem juros. No caso do parcelamento sem juros, a empresa não poderá distinguir a receita com o valor cheio, mesmo que haja, indiretamente, um juros embutido no preço da mercadoria.
De acordo com a CPC 30, pela linha que trata sobre isso vendas a prazo: “O preço de venda é o valor presente da contraprestação, descontando-se das parcelas a receber a taxa de juros imputada“. Deste modo, o correto é levar o montante da venda em parcelas ao valor presente, aplicando o gasto de chance da transação e, consequentemente, reduzindo o valor.
Pra apreender valor presente líquido, é uma fórmula matemática-financeira a qual considera a valorização do dinheiro no tempo, uma definição curioso podes ser encontrada na própria Wikipédia. 10,00. Como necessita ser o reconhecimento dessa receita? É no parcelamento das vendas que eu vejo a maioria dos empreendedores errando na hora de apurar o efeito da operação.