from web site
O web site oficial do médico Denis Furtado, chamado de Dr. Bumbum, é repleto de imagens de "antes e depois" de glúteos de pacientes e postagens que explicam as "técnicas de bioplastia trazidas de Hollywood". Todavia o trecho que fala do currículo é curto e sucinto - um parágrafo resume os 3 cursos de pós-graduação que atestariam a qualificação de Furtado pra atuar com "medicina estética".
De médico com cobertura na Barra da Tijuca a foragido da Justiça. Cadastro De Inadimplentes Não Pode Dar Restrição Profissional é o Doutor Bumbum? Número De Supervisores De Ensino Cai Em SP checou se Furtado realmente fez esses cursos de pós-graduação e se as instituições ditas têm licença pra atuar. O resultado: uma das corporações citadas reitera que Dr. Bumbum não concluiu o curso, e as algumas duas não possuem credenciamento próximo ao Ministério da Educação (MEC) para ofertar pós-graduação. Denis Furtado foi aprisionado na quinta-feira perto com a mãe, Maria de Fátima Barros. Como Se Aprontar Pra Provas De Ciclismo /p>
Os dois estavam foragidos desde o início da semana e eram procurados pela polícia. Furtado é investigado na morte de uma de suas pacientes, a bancária Lilian Calixto, de 46 anos, após um procedimento estético de preenchimento dos glúteos. A suspeita é de que ela tenha sofrido uma embolia pulmonar por conta do uso excessivo de PMMA (polimetilmetacrilato). A substância, composta por microesferas de um utensílio idêntico com plástico, é aprovada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todavia é indicada somente para exercício em pequenas quantidades.
Segundo a População Brasileira de Operação Plástica, o PMMA não necessita ser usado pra preenchimento de glúteo. BBC News Brasil o médico Sergio Bocardo, membro da Nação Brasileira de Operação Plástica e chefe de cirurgia plástica do Hospital Ipanema, no Rio de Janeiro. A BBC News Brasil tentou contato com a advogada de Denis Furtado, entretanto não obteve resposta até a publicação da reportagem.
Em vídeo postado no seu perfil de Instagram, que tem mais de 650 mil seguidores, Furtado diz ter feito mais de 9 1000 bioplastias - intervenções à apoio de injeções pra remodelar o corpo. O Ministério da Educação diz que só instituições de ensino superior credenciadas podem doar cursos de pós-graduação.
Mesmo assim sendo, estes cursos em si não servem como atestado de especialização em áreas da medicina. Para se contar especialista em operação plástica, como por exemplo, é necessário fazer três anos de moradia em operação geral e outros dois em operação plástica. Depois, o médico passa por uma prova oral e escrita, para dessa forma ganhar o título de cirurgião plástico, segundo infos da Sociedade Brasileira de Operação Plástica. Pra ser dermatologista, também é preciso fazer moradia ou especialização nesta área e ir por uma prova da Nação Brasileira de Dermatologia.
Das três organizações mencionadas por Furtado no currículo, só a ISBRAE (Associação Brasileira de Ensino) podes ofertar curso de pós-graduação por ter parceria com uma faculdade, a INCISA. Todavia o ISBRAE informou à BBC News Brasil que Furtado começou a pós-graduação em dermatologia e não terminou. O MEC informou que as outras duas corporações citadas - BARM e ASIME - não são reconhecidas como corporações de ensino superior.
A ASIME não tem website. Ao procurar os contatos, a BBC News Brasil descobriu que essa associação foi fundada pelo mesmo sócio de uma outra, a ABME (Liga Brasileira de Medicina Estética). Ao ligar para essa associação e Pós-Graduação Stricto Sensu , recebeu a seguinte resposta: "A ASIME não existe há muitos anos". O único curso oferecido no web site é um módulo online, entretanto não há dados sobre isto preços e datas.
A BBC News Brasil tentou ligar no telefone disponibilizado pela web, todavia o número não dá certo. A reportagem bem como enviou e-mail e deixou mensagem no website, perguntando se Furtado fez um curso pela BARM e se a escola tem alguma parceria com universidades pra poder dar cursos de pós-graduação, entretanto não recebeu resposta.