from web site
Imaginar como será o mundo daqui a uma ou duas décadas pode nos oferecer a comoção de estarmos folheando um catálogo de visões distópicas inspiradas nas manchetes consternadoras de hoje. Será que os smartphones vão deixar nossos filhos desanimados e solitários? Estamos prestes a converter o planeta em um lugar quase inabitável?
O hacking e o ciberterrorismo vão nos dirigir a competições pela existência No Modelo De Mestrado Hoje Dominante ? Os bioterroristas conseguirão utilizar manipulação genética de alta exatidão para matar milhões de pessoas? As inovações tecnológicas irão gerar desemprego em massa? Não é coincidência o caso de diversos desses temores estarem ligados a avanços científicos e tecnológicos.
As forças da ciência e tecnologia que movem grandes setores da economia de hoje catalisam modificações sociais vastas. Inovações nascem em organizações, universidades e laboratórios distantes do dia-a-dia da maioria das pessoas. O discernimento delas frequentemente requer conhecimentos especializados. Ao mesmo tempo em que são capazes de ser tremendamente benéficas, essas transformações frequentemente vêm acompanhadas de contrapartidas. Eis um modelo: as plataformas de rede social nos oferecem mais conexão social mas assim como conseguem permitir que a informação vire uma arma de batalha assimétrica.

Às vezes, queremos ter a comoção de que pesquisadores profissionais e tecnólogos nos estão empurrando para um futuro que talvez não seja o que visualizamos para nós. A inovação tecnológica poderá parecer mais um desastre natural que fruto de decisões humanas, se você se esforça pra obter a existência ou deve superar com dejetos eletrônicos tóxicos. Temos susto de perder o controle, de cedermos nossa liberdade a algoritmos, organizações de tecnologia e pesquisadores científicos.
Uma maneira de aliviar alguns desses receios é acrescentar o envolvimento público nas pesquisas científicas e inovações tecnológicas, sem a inevitabilidade de doutorados. Isso pode talvez se ceder de numerosas formas, que adicionam a participação em projetos de busca e a colaboração com cientistas. É uma chance de combater propriamente aquilo que deixa algumas pessoas temerosas em ligação ao futuro: a ausência de controle sobre o jeito como a ciência e a tecnologia moldam nossas vidas. A ciência cidadã traz oportunidades pra pessoas participarem de experimentos nos mais diversos campos, desde biologia e ciência ambiental a astronomia e física -qualquer que possa ser sua área de interesse.
Como você talvez agora tenha ouvido apresentar, há muitos projetos Como Lei Apoiada Por Lula E Pelo PT Poderá Tirá-lo Das Eleições Presidenciais a auxílio do público com arrecadação de dados -seja monitorando teu entorno, seja ajudando a Nasa a documentar um eclipse solar. Todavia assim como há oportunidades para participar da formulação de pesquisas e da explicação daquelas que são prioritárias.
A avaliação participativa de ciência e tecnologia é um método relativamente novo pra adquirir " Como Interpretar Os Editais De Concurso Do Jeito Correto " público que contribua pra tomada de decisões técnicas e envolvendo políticas públicas. Grupos de defesa dos interesses de pacientes hoje podem influenciar o modo como são formadas tecnologias médicas (ou são capazes de desenvolvê-las eles próprios) e como são gastas as verbas pra pesquisas. Neste momento escrevemos antes sobre a inevitabilidade de os especialistas ouvirem as críticas do público pra enriquecer e aprimorar tuas pesquisas, para melhor ajeitar as inovações que produzem com os valores e as necessidades da população.