from web site
Xales, lareiras e tapetes ajudam, entretanto existem formas mais eficazes de deixar o gelado lá fora. De telhas especiais a pisos de madeira, mostramos uma relação imbatível de soluções para você colocar em prática e curtir o inverno com conforto. Se a sua moradia neste instante está formada, há muitas mudanças que conseguem ser feitas - das mais práticas às que exigem uma reforma rápida. “Uma casa com pouca ou nenhuma insolação será a toda a hora um território mais gelado, no entanto uma residência mais térmica no inverno será assim como mais confortável no verão. Os revestimentos cerâmicos ou de porcelanato são mais frios por natureza, deste jeito é melhor escolher madeira, vinílico ou carpete”, conta o arquiteto Décio Navarro.
Vale lembrar que a madeira é um isolante térmico natural, no entanto, se uma troca não for possível no instante, cobrir o piso com tapetes é uma alternativa mais em conta. “Se a dificuldade estiver nas paredes, por serem muito finas ou se estiverem sem as camadas de revestimento necessárias, o investimento poderá subir muito.
Se não for possível botar uma textura por fora, no jeito mais econômico, um papel de parede mais grosso ou um tecido podem ajudar”, aconselha a profissional Vitoria Gomes. Se o frio é permanente em sua moradia, as janelas conseguem ser um dos grandes dificuldades. “Se uma moradia tem pouca ventilação, o ar frio ou o ar quente não circulam, portanto uma troca por janelas com vãos maiores poderá amparar nos 2 casos. Cortar as frestas de portas e janelas e colocar tapetes e cortinas poderá acudir a aquecer os ambientes”, diz Décio.
Se optar por renovar os vidros, prefira os duplos (como orientamos acima), com esquadrias bem como duplas se possível. “Os vidros acústicos, apesar de que não tenham essa meta a priori, assim como contribuem pra minimizar a entrada do ar gelado, de forma especial se forem duplos com um espaço entre eles”, explica Vitoria. A decoração também tem um papel essencial no conforto da residência: “em dias frios, quando não se quer desafiar uma reforma, o morador podes utilizar xales, mantas e almofadas pela decoração. Inclusive, nos estofados, opte por tecidos que aqueçam, como veludo, camurça e suede”, conta a consultoria.
Pra assegurar que a sua residência fique mais quente no inverno - e mais fresca no verão - o melhor é reflexionar em tudo desde o projeto. Abaixo, confira alguns pontos de atenção. Para que pessoas vai fazer, é relevante pensar pela posição da moradia em relação à incidência do sol. “A insolação melhor vai reverter os ambientes pra orientação que recebe mais sol no inverno e menos no verão”, explica o escritório Mais Arquitetura 34. No projeto, os cômodos que devem ter prioridade são os quartos. “Para uma residência mais quente e saudável, ela precisa ser posicionada de maneira que ao menos os dormitórios recebam o sol da manhã.
Neste local no Brasil, principalmente no sul e sudeste, isto significa direcioná-los pra face norte”, diz o arquiteto Décio Navarro. O escritório Arquiteto em Residência lembra que assim como é sério considerar os ventos e as edificações vizinhas. A escolha do tipo de telhado para a sua nova moradia pode auxiliar a manter as temperaturas controladas. “A cobertura com telhas de barro é muito indicada por tuas características térmicas”, diz Décio.
Mesmo desta maneira, isso não elimina Olhe 16 Aplicativos Que Ajudam A Planejar, Medir E Fazer Reformas Em Moradia de uma laje de forro ou um revestimento interno de madeira ou gesso. “Na hora da construção, é respeitável planejar paredes externas mais espessas e de preferência com tijolos de barro, Veja Dicas De Decoração Para Cozinhas do calor e do frio”, aconselha Décio. É preciso ainda fazer um tratamento com hidrofugante do lado de fora da residência para conservar as paredes secas.