from web site
São Paulo - Entre todos os obstáculos enfrentados por quem vai prestar um concurso público, o descontrole Qual O Melhor Tipo De Pós-graduação Pra você? é claramente o mais “democrático”. O defeito naturalmente se fornece pros candidatos mal preparados, cujo desconhecimento a respeito de as disciplinas se traduz em estresse e insegurança pela hora da prova. Todavia ele bem como acomete quem estudou freneticamente.
“Justamente por ter se preparado em tal grau, o concursando poderá se constatar ainda mais intimidado e cobrado para ter sucesso”, explica Felipe Lima, professor do curso LFG. A professora Rachel Almeida, do website Concurso Virtual, conta que já viu vários alunos seus com muito bom domínio da matéria serem reprovados por dúvidas psicológicas.
O mal-estar emocional atrapalha a concentração e o raciocínio, o que impede o candidato de utilizar a sua técnica máxima pra responder às questões do exame. “Isso fica muito claro quando, imediatamente após sair da sala de prova, ele percebe os erros que cometeu”, diz a professora. Qual é O Segredo Para Atravessar No Concurso Da Polícia? , continua Rachel, desenvolver uma musculatura psicológica corresponde a mais de 50% da preparação necessária pra ser aprovado num concurso público. É Primeira Aprovação No Concurso Público! , até uma certa dose, o nervosismo podes ser saudável.
Segundo Renata Xisto, psicóloga e coach especializada em concursos públicos, um tanto de ansiedade socorro a motivar o candidato e tirá-lo de tua zona de conforto. O “estimulante” vira veneno no momento em que o candidato permite que seu mal-estar tome grandes proporções - e se transforme numa espécie de susto cujas causas ele imediatamente não domina mais esclarecer racionalmente.
Quer preservar a calma nos estudos e pela hora da prova? Pra Rachel Almeida, professora do site Concurso Virtual, um procedimento simples pra relaxar antes e durante a prova é compreender a controlar a sua respiração. “Quando estamos agoniados, respiramos mais muito rapidamente, o que comunica ao nosso cérebro que estamos em perigo”, explica. “Diminuir o ritmo acalma o organismo”.

Uma técnica sugerida na neurocientista Carla Tieppo, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Moradia de São Paulo, é expirar no dobro do tempo da inspiração. Uma forma adotada por alguns candidatos é prestar concursos numerosos, mesmo que sejam para vagas teoricamente lastimantes. Conheça As Diferenças Entre Estes Cursos , a aprovação em cada checape, ainda que possa ser para um emprego que você não deseja assumir, eleva a sua autoestima e neutraliza a crença de que estar entre os classificados é irreal.
Pelo mesmo pretexto é significativo fazer a superior quantidade possível de exercícios e simulados. “Quando começar a prova, fale pra si mesmo ‘Este é só mais um exercício de tantos outros que agora fiz, isto é, não é nada demais”, diz a coach Renata Xisto. Bem-estar físico e mental estão inevitavelmente entrelaçados.