from web site
O colégio de Psicologia e de Ciências da Educação da Instituição do Porto (FPCEUP) é uma unidade orgânica da Universidade do Porto, criada em 1980 pela transformação dos cursos superiores de Psicologia em Portugal. As actividades desenvolvidas pela faculdade enquadram-se pela trilogia de funções e responsabilidades atribuídas pelo Estatuto da Carreira Docente aos docentes do ensino superior: criação e ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade. A identidade da FPCEUP é marcada na articulação destes três domínios.
A investigação é estimulada 219 Milhões Em Créditos Em Nuvem necessidades sentidas através da intervenção pela comunidade, e a geração e o ensino são enformados pelo entendimento que se vai desenvolvendo a partir da investigação orientada pra resposta às necessidades sociais da comunidade. Associar processos e dinâmicas de investigação e geração com a prestação de serviços à comunidade. Funcionou inicialmente nas instalações da Universidade de Letras da Faculdade do Porto, na Rua do Campo Sorridente.
Em Setembro de 1977 passou pra edifício independente, situado no n.º 96 da Estrada das Taipas; a partir de 1987, passou a funcionar, também, na Via de Ceuta. Em 1995, voltou às antigas instalações da Via do Campo Bem-humorado. A partir de Outubro de 2005, foi instalada em edifício novo, no pólo da Asprela da Faculdade do Porto - vinte e um anos após a elaboração do “Primeiro Programa preliminar pra recentes instalações” da faculdade. 1977 - Construção da comissão instaladora da FPCEUP.
1981 - Primeiras provas de doutoramento em Psicologia.
1979 - Primeiras provas de agregação em Psicologia. 1980 - Publicação do plano de estudos da licenciatura em Psicologia. 1980 - Construção da FPCEUP, no dia cinco de Novembro . 1981 - Primeiras provas de doutoramento em Psicologia. 1983 - Primeiras provas de aptidão pedagógica e competência científica em Psicologia.
1987/1988 - Começo da licenciatura em Ciências da Educação.
1984 - Conclusão e exposição do “Programa Preliminar pra recentes instalações” da FPCEUP. 1986/1987 - Construção do primeiro curso de Mestrado em Psicologia. 1987/1988 - Começo da licenciatura em Ciências da Educação. 1987 - Constituição formal e legalização da Associação de Estudantes. 1988 - Primeiras provas de doutoramento em Ciências da Educação. 1989/1990 - homologação dos primeiros estatutos da FPCEUP.
1990 - Primeiras provas de mestrado em Psicologia, na área de Psicologia do Serviço e das Empresas. 1993 - Primeiras provas de agregação em Ciências da Educação. 1995 - Primeiras provas de mestrado em Ciências da Educação, no setor de especialização em Educação, Desenvolvimento e Modificação Social. 2002 - Professora agraciada na Presidência da República com o grau de Oficial da Ordem de Instrução Pública.
2004 - É concedido, pela primeira vez, o título de professor emérito da Instituição do Porto a uma professora da FPCEUP. Este título marca o reconhecimento da Faculdade do Porto pela cooperação especial que um professor deu e conseguirá prosseguir a doar à Universidade, assim como este da vontade desta de manter com ela uma colaboração regular.