from web site
São Paulo - O desemprego está em um nível recorde pros últimos anos: são quatrorze milhões de pessoas procurando vagas de serviço. O Que é, Qual O Teu Papel E Como Ganhar Suporte? de empregos pra todos, abrir um negócio respectivo se torna um caminho realizável pra prosseguir gerando renda. Todavia, diversos futuros empreendedores não possuem grandes somas de investimento inicial para aportar pela primeira corporação - essencialmente se estão desempregados. No entanto dão um alerta: independente do dinheiro gasto, o planejamento precisa a toda a hora ser tão profissional quanto o de uma gigante. Apesar de tudo, tuas reservas e teu tempo é que estão em jogo.
Cozinhar em moradia quem sabe seja a primeira atividade que venha à mente quando se fala em empreendimentos com pequeno investimento inicial. Não é para menos: mesmo com tanta oferta, ainda existe espaço para novos empreendedores. As barreiras de entradas assim como são pequenas - basta criar uma legal cozinha em residência, treinar as habilidades pela cozinha e criar uma carteira de freguêses. “O Brasil tem uma oportunidade gigantesca neste setor de fornecimento de alimentos.
No mercado, há só três ou quatro grandes marcas. Vemos espaço para a entrada de quem faça produtos como compotas de açucarado, com um diferencial caseiro”, analisa Marco Ribeiro, gerente nacional de empreendedorismo e internacionalização do Ibmec. Se você verdadeiramente tiver o dom na cozinha, outro serviço em alta é o de personal chef: cozinhar um perfeito jantar pela casa de novas pessoas, perante procura.
“O chef de cozinha saiu dos restaurantes e foi para a casa dos consumidores. São profissionais da gastronomia que ofertam seu serviço à domicilio”, explica Carolina Bittencourt, do Grupo Bittencourt. Como Aumentar A Relevância Dos Anúncios Nos Marketplaces? serviço, mais tradicional, é fornecer comida pra buffets à domicílio. Deste caso e no da comida em casa, não é necessário investir numa suporte de salão de festas, porém sim nos objetos básicos pra cozinha. “É uma ideia de negócio que procura recursos iniciais menores e é bacana para quem se identifica com a área de alimentação”, explica Ana Referências, fundadora da Rede Mulher Empreendedora.
Ruy Barros, do Sebrae, aponta mais uma opção no universo da alimentação que não pede um investimento inicial tão grande: possuir uma bicicleta ou carrinho de comida. “O setor de alimentação é um dos mais promissores, pensando por este investimento de até 10 1000 reais”, anuncia o consultor. Porém qual alimento comercializar?
Isso pode variar de acordo com suas paixões e percepções de mercado, todavia Barros aponta alimentos mais convencionais e com boa aceitação do público: batata-frita, churros e pipoca, por exemplo. Referências complementa que é preciso caprichar no ponto comercial, avaliando o fluência de visitantes que passarão pelo seu estande. Uma outra ideia de negócio é ofertar serviços baseados em seus talentos manuais. A título de exemplo: se você aparecia costurar, pode abrir uma pequena confecção familiar em sua própria moradia, diz Ribeiro, do Ibmec.
Imediatamente Referências, da Rede Mulher Empreendedora, cita o clássico exemplo do artesanato. “Produtos customizados são muito valorizados, e é possível começar nanico. Temos imensas histórias na Rede Mulher Empreendedora de mulheres que começaram a bordar e vendiam pra amigas. Em ambos os casos, é possível vender tanto pelo boca-a-boca físico quanto na web, em marketplaces como o Elo7. Mesmo sem ter dons culinários ou manuais, ainda oferece para desenvolver um negócio em moradia.
Há incontáveis serviços que dependem somente de sua definição em se capacitar - e uma bacana dose de planejamento. Um serviço cada vez mais comum, segundo Barros, é a programação de viagens e intercâmbios. “O intercâmbio, até na recessão no povo, está em alta e é uma opção viável de negócio com baixo investimento inicial.
Seu serviço será visualizar a experiência dos compradores e dar bons roteiros”, explica o consultor do Sebrae. Referências cita a assessoria de comunicação/eventos e o trabalho de “personal organizer” como outros serviços possíveis. “É possível trabalhar de moradia nas duas áreas - é necessário apenas ver tais assuntos e ter competência de gestão. A revenda de produtos costuma ser a porta de entrada de várias pessoas ao universo do empreendedorismo - ou, no mínimo, uma fonte de renda extra.