from web site
A Lagoa de Óbidos encontra-se nos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos, na região do Oeste de Portugal. Situa-se em uma depressão pouco profunda, de contornos irregulares e muito instáveis próximo ao mar, cuja barreira natural de separação do local marinho é construída por um cordão de dunas litorais. A sua ligação ao mar é feita a começar por um canal de largura e lugar versátil, localmente designado por "aberta".
Por vezes, esse ambiente de mudança fecha, sendo vital recorrer a intervenções com o objectivo de manter a barra aberta. É um sistema lagunar de amplo seriedade ecológica. A Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais longo da costa Portuguesa. Retém uma área total aproximada de 6.Nove km2 e uma profundidade média de dois metros, com cotas que irão desde o meio metro aos cinco metros.
Estende-se para montante sobretudo por 2 canais, pra Oeste pelo Braço do Excelente Sucesso, e para Este pelo Braço da Barrosa. A Lagoa de Óbidos faz fronteira terrestre com o concelho das Caldas da Rainha a Norte (freguesias da Foz do Arelho e Nadadouro) e com o concelho de Óbidos a Sul (freguesias de Vau e Santa Maria). Do lado do Sul localiza-se a Poça do Vau e do lado Oeste está ligada à Poça das Ferrarias. Apresenta um comprimento máximo de seis km e uma largura que oscila entre 1 e 1,5 km, com uma orientação preferencial NW-SW.
Entretanto, esta configuração tende a oscilar consideravelmente, sendo uma decorrência directa dos sedimentos empurrados pelo mar pro interior da lagoa. Segundo relatos antigos, a Lagoa era bem mais extensa, alcançando o sopé da colina onde hoje se ergue a Vila de Óbidos, banhando os muros do castelo do lado Poente.

De uma maneira natural, a Lagoa de Óbidos, como este as lagoas costeiras, a médio ou extenso período, transformar-se-iam em pântanos se o teu regime sedimentar se mantivesse. Mas, a intervenção humana acelera o procedimento de assoreamento através das constantes transformações que provoca nas bacias hidrográficas que conduzem a uma superior criação de sedimento. Por outro lado, a população tenta inverter a circunstância ao interferir a partir de dragagens efectuadas com o objectivo de acrescentar a profundidade do sistema, prolongando, por isso, a existência destes meios aquáticos.
A comunidade avifaunística é o grupo que, ao grau da fauna, representa o papel ecológico mais importante no meio ambiente. Foram identificadas espécies, entre outras, a garça real, pato-real, ostraceiro, perna longa, maçarico real, garajau, garça boieira, garça-branca-pequena, gaivinha de bico preto. As Marcas Mais Valiosas Do Brasil pesca e a apanha de molusco constituem as principais actividades económicas relacionadas com a Lagoa de Óbidos e, como tal, acham-se inteiramente dependentes nesse meio lagunar.
A actividade piscatória, embora menos interessante que outrora, mostra gravidade como vector económico desta região. A apanha de moluscos bivalves continua a merecer um lugar de destaque pela economia das populações locais de mariscadores. A Bateira é o barco característico utilizado quer pelos pescadores, quer pelos mariscadores, pela Lagoa de Óbidos.
São caracterizadas por serem embarcações de convés aberto. Antigamente eram muito utilizadas para a apanha de limo. Ela Largou Um Emprego No Google Pra Vender Pão Na Internet as bateiras de imediato são capazes de ter dois motores (operam a gasolina) um principal e outro auxiliar que poderá ser utilizado em caso de avaria. Conheça As Marcas Campeãs Das cinco Regiões manutenção das bateiras, o que acontece de dois em dois anos, as bateiras são imersas em água quando essas se encontram ressequidas, para depois serem pintadas.
No decorrer da época balnear, junto ao cais da Foz do Arelho, conseguem ser alugadas embarcações a pedal pra passear pela Lagoa de Óbidos, vulgarmente conhecidas como “gaivotas”. Na Lagoa de Óbidos são praticadas as seguintes actividades aquáticas desportivas no decorrer de todo o ano, nomeadamente: Vela; Windsurf; Canoagem; Remo; Kiteboard; Jetski, Ski náutico e Stand Up Paddle.