from web site
Eu aspiro criar um universo melhor! Eu desejo fazer o bem! As duas são expressões comuns, ouvidas em todos os níveis sociais. Entretanto o que elas de fato significam? Diversas pessoas se sentem incomodadas com a circunstância do lugar onde vivem e querem “construir um universo melhor” pra seus filhos e netos. Essa expressão é encontrada nos discursos de todas as manifestações políticas e filosóficas desde que se tem registros escritos.
No primeiro momento poderá parecer que se está intencionando uma ação sobre a meio ambiente. Nas últimas décadas vem sendo lema de ambientalistas, preocupados com a degradação que o homem vem infligindo ao planeta com a utilização de processos e descartes de forma irresponsável. A industrialização, ao lado dos privilégios, trouxe resultâncias desastrosas. A poluição industrial, que lança milhares de toneladas de dióxido de carbono no ecossistema diariamente, arrebenta com a camada de ozônio e com a característica do ar que respiramos.
O emprego intensivo de defensivos agrícolas e inseticidas se, por um lado, aumentaram a realização de alimentos como nunca visto, jogam em rios, nascentes e mananciais uma quantidade de veneno que deformam e matam. As As Vantagens De Trabalhar Em Equipe , essa formação orgulho da humanidade, com milhões de carros, ônibus, caminhões etc., geram degradação do ambiente e da peculiaridade de vida.
Os descartes, sobras das atividades industriais, comerciais e vida doméstica, poluem com instrumentos que levam séculos pra se decompor. Os mares estão infestados, a terra geme com as montanhas de lixo e tóxicos despejadas diariamente no solo. Leis, políticas e campanhas para controlar e evitar a degradação existem e em amplo escala. Entretanto, na maioria das vezes, não passam de cartas e discursos de boas intenções. A primeira é corretiva.
Rever os danos imediatamente feitos e minimizar ações que tornam o mundo “pior”. Campanhas contra a poluição, de todas as formas, é uma das formas. Galinha Pintadinha: A Marca Ricaça Que Começou Por sorte o lixo entre reciclável e orgânico é uma realidade cada vez mais reconhecível, além de ser altamente rentável. A segunda é preventiva. Desenvolver ações que inibam as pessoas, individualmente ou coletivamente de um a outro lado das corporações, é uma maneira positiva de “construir um mundo melhor”. Todavia tudo isto se resume em ações a respeito de e com as pessoas. São estas que desenvolveram ou criam um “mundo pior” como este que está aí.
A selvajaria, real ou simbólica, só existe nas ações das pessoas. Só vamos elaborar um universo melhor se construírmos pessoas melhores, estruturas sociais mais justas e comprometimento com os valores humanos acima dos valores econômicos. Você quer “construir um mundo melhor” para seus filhos, comece se desenvolvendo, com ações e atitudes melhores, com sua família e amigos. O não-fazer nada, entrincheirar-se em um individualismo egoísta e alienado, neste momento é favorecer para “um universo pior”. Quanta coisa essa expressão pode significar!
Pode retratar ações de amor ao próximo, oriundas de convicções pessoais, religiosas, filosóficas ou ideológicas. É a constatação e o entendimento que fazer o bem é criar pontes entre o real e o maravilhoso da concretitude social. Milhares de pessoas, em cada recinto, devem de socorro. Ajuda que pode vir na maneira de um claro prato de comida, até um remédio ou uma indicação pra um defeito vivenciado.

Algumas vezes se pensa que fazer o bem é construir assistência social. É inegável que ações sociais, de forma especial as emergenciais, tem o seu lugar e relevância. Nutella Está Com Vagas Abertas Para Degustadores não se limita e nem se esgota nisso. Fazer discurso a respeito de natação para quem está se afogando é, no mínimo, demagógico e infame.
Fazer o bem, pode ter Fórum Mães E O Sucesso Debateu Carreira, Maternidade E Empreendedorismo , e diversas vezes significa, montar uma chance, capacitar pra uma ação mais duradoura. Fazer o bem necessita de ser interpretado como a construção social a partir de uma intervenção nas estruturas que dificultam a vida das pessoas. Estas estruturas pode em ser sociais, econômicas, emocionais, relacionais e/ou psicológicas.
Se faz o bem ajudando alguém a sair das ruas e tendo um teto, roupas e comida pra uma vida com um mínimo de decência. Se faz o bem capacitando uma pessoa para atingir um emprego e um salário que lhe permita ter dignidade/independência econômica pra suas necessidades básicas. Todavia assim como, significa socorrer as pessoas a encontrarem caminhos pra impactos emocionais degradantes, disfunções relacionais ou psicotraumas que impedem as pessoas de serem pessoal e socialmente ativas. Fazer o bem e desenvolver o universo melhor é aquela persistência individual e coletiva que ao guiar para ações, geralmente, faz mais bem a quem pratica que ao “próximo”. Quantas pessoas neste instante se encontraram realizando ações sociais e comunitárias? Num universo egoísta e individualista, há muitos apelos para despreocupar-se da construção social. Aqueles que conseguem romper o casulo, encontram um novo modo de existência, mais gratificante e socialmente interessantes.