from web site
A portaria que estende o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a cursos de mestrado, mestrado profissional, doutorado e educação profissional técnica de grau médio está publicada na edição de hoje (2) do Diário Oficial da União. Antes, o financiamento era direcionado só à graduação. A quantidade foi anunciada ontem (1º) pelo ministro da Educação, Henrique Paim. Ele informou que a procura principal vem de alunos de curso de mestrado. A adesão ao sistema será aberta primeiro pra corporações privadas e, depois, para os estudantes.
Logo em seguida, a inscrição manterá corrente regular. Pra participar do Fies, a organização precisa ter cursos bem avaliados pelo MEC. O Fies da pós-graduação não atenderá a cursos de especialização, os chamados lato sensu, nem cursos de ensino a distância. Alunos de imediato contemplados com bolsas de estudo pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) também não poderão pedir o financiamento.

É claro que bons alunos a todo o momento podem surpreender e encerrar publicando pela Science. O enorme pulo da iniciação para o mestrado é o fato de o aluno de mestrado imediatamente ser um profissional formado (biólogo, ecólogo, agrônomo, florestal etc.). Porém, apesar de neste instante poder legalmente exercer uma profissão, o mestrando, pro mundo acadêmico, ainda não é um cientista com geração e experiência suficientes pra ser considerado independente. Logo, ele tem que fazer um projeto mais aprofundado do que na iniciação, porém ainda tem que mencionar com bastante input do orientador. Existe Idade Impecável Pra Compreender Um Segundo Idioma? /p>
Como essa de o graduando, o mestrando poderá bem como ganhar uma idéia de projeto agora pronta. Mas essa idéia não precisa estar fechada, no entanto sim ser somente uma recomendação de defeito, que o mestrando tem que montar até virar um projeto bem elaborado. Um projeto de mestrado não precisa necessariamente estar colocado no assunto de um projeto-mãe mais grande, mas é altamente recomendável que ele se ligue a uma matriz. Ao conclusão, espera-se que o projeto resulte em pelo menos uma legal publicação internacional.
Supondo que o aluno por esse nível já passou na experiência de montar pelo menos um projeto de iniciação e outro de mestrado, e também outros projetos paralelos, a idéia pro projeto de doutorado precisa partir dele mesmo. Essa visão varia de orientador pra orientador, todavia eu, particularmente, não amo de doar informações de projetos para doutorandos. O curso de doutorado dura 4 longos alunos e é bem massacrante, envolvendo muito serviço duro, sangue, suor e lágrimas.
Como Estudar Para Concurso Público Com Pouco Tempo? , pro doutorando sobreviver ao projeto e ao curso, saindo ao fim com uma interessante formação e boas publicações, além de receber boas condições de serviço ele tem que estar definitivamente apaixonado pelo assunto de pesquisa. Quando Começar A Preparar-se Para Concurso Público? fica menos difícil de atingir, se o aluno propuser o projeto por conta própria, seguindo suas paixões e intenção pessoal.