from web site
Dutra defende o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que ele "não roubou nem autorizou ninguém a assaltar", no entanto é crítico quanto à proeminência de Lula dentro do partido. O ex-ministro acredita que o PT deveria ter estabelecido logo quem seria o vice de Lula. Dutra não ocupa cargo público nem sequer concorre nas eleições desse ano. Figura histórica do PT, ele foi o primeiro prefeito petista de Porto Bem-humorado, eleito em 1988, no momento em que deu início a dezesseis anos de domínio petista na capital gaúcha.
As sucessivas vitórias em Porto Feliz culminariam pela conquista do governo estadual em 1998, bem como com Dutra, e acabaram se refletindo pela política nacional. Do PT gaúcho saíram nomes como o respectivo Dutra, o bem como ex-ministro Tarso Genro e a ex-presidente Dilma Rousseff. DW: O senhor neste instante emitiu avaliações bem contundentes a respeito do teu partido, comentou que há pessoas dentro do partido que "estragaram o PT". Como o partido está lidando com isto? Olívio Dutra: O Partido dos Trabalhadores não é um partido de uma pessoa, de duas ou de meia dúzia. E como a gente diz nesse lugar no Sul, não há saco de batata que não tenha uma podre no meio.
O PT não pertence ao ciclano ou beltrano, é um sujeito coletivo, não um sujeito individual. E o PT não compactua com desvios de conduta que impliquem em individualismo, aproveitamento de cargos para enriquecimento pessoal ou favores para amigos ou familiares. Quem fez isto fez em nome pessoal e não do partido, e o partido precisa saber trabalhar essa dúvida.
Tem figuras do PT notoriamente envolvidas em dúvidas que irão contra nossa ética partidária, nossos conceitos, nossa visão de política. O PT mudou com todos esses escândalos que associaram o partido à corrupção? É evidente que a esquerda, os partidos democráticos e populares não têm que fazer concessões com atitudes de corrupção dentro ou fora da máquina pública e apropriação de dinheiro público para beneficio pessoal, de amigos ou de grupos. Evidente que isso fere a ética partidária. Eu acredito que isso nenhum partido podes defender, contudo os partidos do campo do neoliberalismo, do Estado como domínio privada, esses praticam a corrupção desde que existem.
E dentro do PT não deveria ter nenhuma pessoa envolvida nisto, e nós temos um mínimo de pessoas envolvidas nisto, todavia, na verdade, não deveríamos ter nenhuma. O PT precisa ver outra vez isso, se autocriticar, mas seguir adiante. O PT é um sujeito coletivo e, por isso, tem competência de, se autocriticando, também se melhorar.
Como o senhor está visualizando a estratégia do PT nessas eleições, de lançar o Lula candidato mesmo sabendo que ele será barrado na Lei da Ficha Limpa? Harvard Oferece Cursos Online Sem qualquer custo Em Numerosas áreas; Veja Opções de tudo, eu almejo expressar que o Lula, para mim, não roubou, não se enriqueceu, não autorizou ninguém a usurpar, não facilitou pra ninguém a apropriação do dinheiro publico. O Lula é um companheiro certo, decente, respeitador da coisa pública, do espaço público, do dinheiro público.
É um operário, é um trabalhador que entende que o dinheiro público é escasso e não poderá ir para que pessoas prontamente tem, no entanto tem que ser direcionado para que pessoas mais deve. Diferença Entre Bacharelado E Licenciatura, Graduação E Pós-graduação está sendo sentenciado por crimes que não cometeu. Como é que ele poderá ser dono de um tríplex se o respectivo Judiciário neste momento colocou o tríplex a venda em razão de o dono, uma corporação, teve que vendê-lo para pagar dívidas da empresa.
Não é dívida do Lula. O Lula esteve uma única vez desse tríplex. Não tem nenhuma escritura, dessa maneira é um crime do qual ele esta sendo acusado sem comprovação nenhuma. Isso é uma arapuca. No entanto e sobre a estratégia de lançar Lula candidato? Um sítio onde ele nunca foi. Eu não vejo provas pra que o Lula possa ser acusado.
Mas o que o senhor localiza desta estratégia do partido? Olha, eu não sou instância partidária, desta forma eu não posso definir pelo partido. Eu bem como não sou O Que Aprendi No momento em que Tirei 0,7 Numa Prova do diretório nem municipal, nem estadual, nem ao menos federal. Como Entender Português Pra Concurso, Encontre A Aula De Língua Potuguesa do partido, com muita honra, e, neste local no Rio Extenso do Sul, eu sou presidente de honra.
Mas eu não falo como instância do partido. A minha opinião sobre é que a maioria que dirige hoje o partido embicou mal o barco. O Lula está aprisionado inocentemente e não se poderá abandonar o Lula já que ele é um aprisionado inofensivo. O partido evidentemente quis respaldar o Lula, entretanto o Lula não é o partido, e o partido não é o Lula. Eles se relacionam, e é uma honra possuir uma figura de tamanha credibilidade, como o Lula, como um dos fundadores do PT, uma liderança, uma figura conhecida internacionalmente. Até maior que o PT.