from web site
A pimenta biquinho ou pimenta de bico é uma pluralidade de origem brasileira. Muito comercializada no sudeste do país, é conhecida pelo modelo de gota e pelo sabor sutil. A pluralidade faz parte do grupo de plantas medicinais, visto que é um alimento antioxidante e também coopera na absorção das vitaminas A e C, de acordo com sugestões do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Segundo a pesquisadora do IAC Arlete Marchi Tavares de Melo, a pimenta pertence à espécie Capsicum chinense, e se divide em cores vermelha e amarela e nos sabores ardido e doce.
“A pimenta biquinho vermelha açucarado é a mais conhecida e comercializada”, diz a pesquisadora (confira informações sobre isto como plantar diversas algumas espécies de plantas por aqui: como cultivar uma horta perfeita em moradia?). O solo impecável para o cultivo da pimenta biquinho deve permitir sensacional drenagem de água e ser abundante em matéria orgânica. Segundo Arlete, pra plantios em pequenas áreas, como hortas domésticas, é interessante adicionar a terra com composto orgânico e areia.
“A mistura de duas partes de terra com uma ou duas partes de composto orgânico e uma fração de areia costuma resultar em um solo bem estruturado”, diz. Pro cultivo em ambientes abertos, a pesquisadora sinaliza adotar um espaçamento 0,80 a 1,0 metro entre as linhas e 0,cinquenta a 0,sessenta metro entre as plantas.
Pro cultivo em ambientes protegidos, como estufas, a pesquisadora aconselha ter duas linhas de plantio em cada canteiro. Com espaçamento de 0,6 metro entre as linhas e 0,cinco metro entre as plantas. A Agrocinco, a Isla e a Agristar são exemplos de corporações que comercializam sementes de pimenta biquinho.
De acordo com Arlete, as mudas podem ser produzidas pelo respectivo horticultor ou encomendadas em produções de mudas de hortaliças. Sucesso Na Vida Por Que Não produzir a própria muda, a pesquisadora aponta usar bandejas com 128 células e de preferência substrato comercial. “É possível utilizar substrato próprio, entretanto ele necessita ser isento de patógenos e permitir o desenvolvimento adequado das raízes”, explica Arlete. Crise Na Aviação Potência Pilotos A Buscar Escolhas a germinação do lote de sementes é desconhecida, a pesquisadora aponta colocar três sementes por célula. “Se o lote de sementes tiver garantia de germinação próximo de 100%, basta pôr uma semente por célula”, diz Jardim São Bernardo . Grávida, Milena Toscano Faz Suspense Sobre isso Teu Futuro Em Novela Do SBT O Dia aconselha fazer adubação foliar semanal por intermédio do primeiro par de folhas verdadeiras.
“Sem essa adubação, as mudas não se desenvolvem adequadamente pelo motivo de a célula é muito pequena”, diz. Segundo Arlete, as mudas precisam ser transplantadas pro recinto definitivo quando estiverem com 4 a cinco folhas verdadeiras. Essa fase acontece em torno de quarenta e 60 dias depois da semeadura. ] transplantar mudas com mais de seis folhas verdadeiras por causa de ocorre enfezamento e não desenvolvimento adequado da planta”, diz.
Pra utilização de adubo orgânico, Arlete indica botar trinta dias antes do plantio. “Caso seja usada irrigação por gotejamento, as coberturas em fertirrigação com fertilizantes solúveis deverão ser realizadas todos os dias ou a cada 2 dias”, explica a pesquisadora. Segundo a pesquisadora, as pimenteiras precisam de suprimento regular de água para que se obtenha alta produção.
A possibilidade do sistema de irrigação vai depender da topografia do terreno e da disponibilidade de água na posse rural. A pesquisadora explica que a forma de irrigação por gotejo é a mais recomendada pra cultura visto que economiza água e permite o investimento em fertirrigação. ] não irrigar no período da manhã durante a fase de florescimento pra evitar a lavagem do pólen”, diz Arlete.
