from web site
O modo ético por fração das pessoas que trabalham na especialidade de compras e suprimentos é esperado e exigido pela outras pessoas com grande comparação com o conceito de moral. O código de ética pode servir como prova bom da intenção da empresa, isto é, ele tem a incumbência de padronizar e formalizar o discernimento da organização empresarial em seus abundantes relacionamentos e operações. No momento em que se fala ou lembra de um setor de compras, percebe-se que passa pela cabeça da maioria das pessoas que é um setor onde os funcionários que lá trabalham são presenteados por amplo quota de seus fornecedores. Presentes esses, do mais fácil e barato até o de mais grande valor financeiro.
E é justamente o aceite destes presentes pelos consumidores, que geram nas pessoas uma incerteza com relação a conduta dos mesmos. Dúvidas são indagadas: Será que esse fornecedor foi beneficiado? Sucesso Pela Carreira: Mudar De Profissão O Dia que o consumidor aceitou o suborno de um fornecedor? Portanto, abordaremos por esse trabalho a presente circunstância de suborno no setor de compras, como resistir com tais circunstâncias e alguns modelos de códigos de conduta existentes em empresas que são fundamentais pra que estas possam ser ao menos evitadas.
Justifica-se a abordagem e o relato a respeito do suborno em compras já que é um cenário que querendo ou não está referente ao setor de suprimentos. Esse artigo será capaz de dizer aos profissionais que queiram ingressar na especialidade de compras, o jeito correto de agirem numa negociação comercial, sem se submeterem aos subornos ofertados pelos vendedores. Além do que é um assunto que gera indagações e questionamentos.
O propósito deste artigo dessa forma, é sugerir questionamentos a respeito do suborno e relatar atraves de umas opiniões de autores como reagir diante de uma ocorrência destas. Além de exemplificar e relatar a importancia de um Código de Conduta dentro de uma corporação. ↑ «Associação Brasileira De Indicação Profissional» utilizamos o modo de pesquisa bibliográfica, onde procuramos achar pela literatura, seja em livros, revistas e postagens já existentes a respeito do tema. Segundo Vazquez (apud Godinho et al, 2001), “ética é a hipótese ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
Isto é, é a ciência de uma maneira específica do modo humano”. Levando esse conceito pro foco nesse post, isto é, para o setor de compras, este comportamento ético é importante dentro de cada organização e principlamente fundamental no departamento de suprimento. Ao negociar com os vendedores, cabe ao cliente exibir uma conduta ética e especialmente transparente em tuas relações com os fornecedores.
Imediatamente o suborno, significa popularmente “bola” , propina, caixinha. Visualize quatro Maneiras De Adquirir O Emprego Que Você Merece (2003) é um dos tipos mais comuns de corrupção. Quantas vezes agora ouvimos relatos sobre consumidores que aceitaram bola para favorecer um instituído fornecedor. Atitude esta inteiramente anti-profissional e desonesta. A gestão de compras trabalha geralmente com enorme quantia em dinheiro.
E em atividade da necessidade de constante contato com os fornecedores, os consumidores tendem a possuir uma conexão bem próxima e estreita com os mesmos. Esta conexão estreita acaba influenciando alguns freguêses desonestos a aceitar suborno de seus fornecedores em troca de uma compra ou serviço executado na corporação. Desse jeito, o profissional de compras jamais pode esquecer que não está comprando para ele mesmo, porém para a corporação em que trabalha.
E é a toda a hora deste modo que ele tem de ponderar ao pesquisar os orçamentos dos fornecedores. Esta conduta representa a base ética de todo profissional de compras. É esta a conduta correta e esperada pelo setor de suprimentos. De acordo com Stukart (2003) o respectivo freguês necessita verificar tua maneira ao fazer uma compra, procurando nunca se deixar envolver com ocorrências que fogem ao seu papel e atividade. Ele necessita fazer negócios estritamente corretos. E ainda conservar total distância, pois agindo assim ele mostrará aos seus fornecedores que ali eles não conseguirão obter nada imoralmente.
De acordo com Stukart (2003) toda empresa necessita procurar métodos pra garantir a integridade de seus consumidores, ou melhor, apadrinhar novas maneiras de se prevenir contra o suborno na área de suprimentos. • Código de Ética claro e explicado. • preservar relações comerciais particulares, de caráter usual, com compradores ou fornecedores. • Aceitar ou dar, direta ou indiretamente, favores ou presentes de caráter pessoal, que resultem de relacionamento com o Banco e que possam influenciar decisões, simplificar negócios ou auxiliar terceiros.
Presentes não enquadrados nesta situação, mas que excedam o valor limite estipulado necessita ser informado por escrito ao superior da área. Contudo, conforme a bibliografia de Stukart (2003), mesmo com as medidas ditas acima, alguns compradores acabam se submetendo a esse suborno. Este consumidor que aceita suborno, age com má fé em relação a organização que o emprega; torna-se uma pessoa desonesta e será rotulado como corrupto.