from web site
Sabemos que o Tesouro IPCA (antiga NTN-B) garante uma taxa de juros, além de proteger contra a inflação. Todavia será que é isto mesmo? Digamos que o Tesouro IPCA esteja pagando uma taxa de juros de 5% ao ano, além da variação do IPCA. Como Combater A Desigualdade No Brasil (e Quem Vai Pagar A Conta) será o regresso do seu investimento, a menos de um menor detalhe: o Imposto de Renda. Ok, Professor Money. Entretanto pagamos imposto sobre o assunto todos os investimentos. Por que agarrar no pé do Tesouro IPCA? Em razão de um detalhe passa despercebido: o imposto incide sobre TODO o rendimento do título.
Dessa maneira, quanto superior a inflação, superior será o regresso, no entanto também superior será o imposto de renda. O efeito encerramento será uma pequeno taxa de 5 Motivos Para Implementar Estas Estratégias No Teu E-commerce , aquela que o investidor recebe além do IPCA. O Ir, ao incidir a respeito da recomposição do seu capital pra simplesmente compensar a inflação, se intensifica a alíquota a respeito do seu ganho real. Este efeito é em tão alto grau mais perverso quanto superior a inflação. Vejamos um exemplo extremo. Digamos que a inflação seja de 100% ao ano.
Parece um excesso, mas agora vivemos inflação muito maior no Brasil, e a nossa vizinha Venezuela está de imediato mesmo enfrentando inflação maior do que esta. Ao estar aplicado no Tesouro IPCA, o investidor espera estar protegido contra esta inflação. Isto é, a cobrança do Encaminhar-se fez com que a rentabilidade do título fosse Pequeno que a inflação do período.
Isso ocorreu por causa de o Destinar-se é cobrado sobre isso TODA A RENTABILIDADE, e não só sobre a rentabilidade real. Considerava-se A Usura Uma Atividade Ilícita dificuldade ocorre com todos os títulos do mercado. A rentabilidade de cada um deles contém uma inflação “embutida”, que assim como é tributada. No entanto no caso do Tesouro IPCA, esta inflação está explícita, e o investidor tem a sensação de estar protegido contra a inflação em qualquer caso. Não é o caso, como vimos.
Definitivamente, esse é um exemplo extremo. Pela maior quantidade do tempo, o Tesouro IPCA verdadeiramente protege contra a inflação. Porém, o investidor tem que permanecer atento à taxa de juros real LÍQUIDA DE Destinar-se que espera receber do teu investimento. Esta é uma promessa muito interessante, tais como, para aqueles que estão fazendo planejamento de enorme prazo, como a aposentadoria.
No exemplo Dicas Para Se Planejar Financeiramente E Sair Do Vermelho , o que aconteceria se a inflação pulasse pra 15%? Estou adicionando este postagem-scriptum em atenção aos leitores, por um defeito cometido nos cálculos acima, e super bem apontado pelo leitor Alexandre. Os cálculos acima consideram investimentos com somente um ano de período. Se houvesse uma espécie de “come-cotas” anual, estariam corretos.