from web site
O recurso de normalização da economia será duro, e 2015 promete ser o ano mais difícil para o país em décadas. Nesses 30 anos de Ibmec, o nível dos profissionais do mercado de capitais aumentou exponencialmente. O mercado ficou mais sofisticado, todavia não cresceu como se imaginava. Por que a bolsa não acompanhou o desenvolvimento do mercado? Alexandre Espírito Santo: Durante muito tempo a Bolsa se assemelhava a um cassino. Pela época do pregão do Rio de Janeiro era realmente semelhante. Como Investir Com Segurança Com A Economia Em Marcha Lenta deu no que deu: a bolsa quebrou.
A história nos passa a emoção de que a Bolsa de Valores era o lugar dos ganhos altos e de curto período. Maurício Rands Propõe Implantar Programa 'Nome Limpo' Em PE Para Aquecer Economia só teve um mercado mais robusto com com a abertura do mercado o plano Real e as privatizações, a partir do governo Collor. Foi quando os investidores estrangeiros começaram a espiar para o Brasil com outros olhos.
E esses gestores passaram a demandar profissionais mais especializados. Até o término da década de oitenta o mercado não tinha o perfil de uma ferramenta de cativar recursos. Gilberto Braga: Comecei no Ibmec em 1994. Portanto, desses 30 anos do Instituto, acompanhei de perto 20. Era uma experiência nova; diziam que o Ibmec era “sofisticado” além da medida.
As turmas eram desenvolvidas essencialmente por executivos da área financeira. Saiba Como Adquirir Empréstimo De Até R$ 15 Mil Para Sua Organização do Ibmec reflete as transformações que ocorreram no mercado de trabalho. Como Fazer Meu Salário Render Mais? o êxodo dos bancos e corretoras para São Paulo, o perfil dos cursos foi ampliado, atraindo profissionais da área financeira, e não mais apenas quem atuava no mercado. Com conexão ao mercado de capitais, tivemos a estabilização da economia com o Plano Real, que foi fundamental para o desenvolvimento do segmento.
Contudo, o mercado ainda carece de interessante governança corporativa. Episódios como o de Eike Batista e Petrobras salientam a ausência de governança do mercado brasileiro. Mesmo após a fabricação dos segmentos especiais de relação, do Novo Mercado e do Grau 2, desenvolveu-se uma suporte de governança corporativa pra inglês visualizar.
A governança é visão por muitos executivos como um SAC pro acionista, quer dizer, para oferecer uma satisfação ao investidor. Abre-se uma aba no site da empresa chamada “governança corporativa”. Todavia isto não faz parcela da cultura das organizações. A ausência de transparência, de característica e de precisão das informações, reforça a ideia de que a Bolsa é uma aposta, que é o território do ágil, do investidor que detém a informação privilegiada.
O que é necessário fazer para acrescentar a apoio de menores e médios investidores? Alexandre Espírito Santo: Duas coisas são necessárias: É preciso ter noções de educação financeira no ensino médio. Ademais, é primordial que os currículos de graduação passem a aproximar-se finanças corporativas. Os estudantes desconhecem produtos básicos como previdência privada complementar.
Eles olham para mim como se eu fosse de Marte. Gilberto Braga: você faz uma campanha pra evitar dívidas de cartão de crédito, durante o tempo que as pessoas sequer sabem fazer uma regra de três, ou uma conta de juros fácil. Alexandre Espírito Santo: O processo de geração de poupança é fundamental pra economia de uma povo.
É só espiar China e Brasil. Os países que pouparam estão bem mais sólidos macroeconomicamente que o Brasil. Neste local, o principal agente de poupança, o Governo, “despoupa”. Saímos de superávit para o déficit com o Governo agindo de modo perdulária. A crise econômica brasileira vem sendo prevista há ao menos um ano.
Prontamente ela ficou uma realidade. A estratégia do governo pra combater a instabilidade está dando repercussão? No curto período, o que podemos aguardar dos principais indicadores econômicos? 3,00 e o déficit caindo vagarosamente. Nesta ocasião, este contexto só é possível caso o Brasil não perca o grau de investimento. Gilberto Braga: O que mais temo por este momento é que a atual equipe econômica não dure no cargo por longo tempo. Alexandre Espírito Santo: Há um outro elemento que poderá complicar ainda mais o contexto, que é o desemprego.