from web site
Aplicação teve o melhor regresso no ano e mais da metade de seu patrimônio em cotas do anão investidor; conheça investimentos que se beneficiam da valorização da moeda estrangeira. Com a robusto disparada do dólar nas últimas semanas, nenhuma modalidade de investimento rendeu mais que os fundos cambiais desde o começo do ano. A probabilidade de valorização da moeda fez dobrar a busca de pessoas físicas nesse tipo de aplicação, tradicionalmente mais acessível a grandes investidores. Como o sobe e desce do dólar influencia minha vida? Os fundos cambiais são aplicações que investem no mínimo 80% de tua carteira em ativos ligados à cotação de moeda estrangeira, - em regra o dólar e o euro, que são mais fortes.
A todo o momento que essas moedas se valorizam, o rendimento acompanha a alta pela mesma proporção. “Esse acrescento mostra a extensão do crescente interesse de investidores menores nesse tipo de investimento”, explica o especialista ao G1. Apesar de somar uma cota ínfima do mercado trilionário de fundos no Brasil, o patrimônio líquido destas aplicações cresceu 60% de dezembro a julho desse ano.
5,2 bilhões, segundo detalhes da Associação Brasileira das Entidades Quando Investir Em Ações Pela Bolsa De Valores? e de Capitais (Anbima). “Em especial esse ano, diante da volatilidade ligada a dúvidas locais e a tensões no mercado internacional, o fundo cambial ficou um instrumento sensacional de proteção contra essa variação”, explica o vice-presidente da Anbima, Carlos André. Entre janeiro e julho, 65% da captação líquida (entradas menos saídas) destes fundos cambiais veio nesse tipo de investidor. Para D’Agosto, a oferta maior do item no mercado ajudou a popularizar estes fundos. Em tempos de improcedência política, juros baixos e câmbio volátil, a modalidade passou a ser mais indicada nas plataformas de investimento operadas por bancos e corretoras.
] apto de responder essa busca superior do varejo, que antigamente era mais restrita a grandes investidores”, sinaliza D'Agosto. Quem investiu nesse tipo de aplicação no início do ano teve um retorno médio de 24,68% até o desfecho de agosto, de acordo com levantamento da Anbima. Entretanto o potencial de alta do fundo cambial implica também em grande risco de perdas.
Assim sendo, a recomendação dos gestores é alocar somente uma parte dos recursos por este tipo de investimento - a velha norma de não botar "todos os ovos na mesma cesta". “O fundo cambial é uma opção interessante para pessoas físicas que procuram uma maneira relativamente descomplicado de diversificar seus investimentos”, considera o vice-presidente da Anbima, Carlos André.
Além da suposição de lucro no curto período, os fundos cambiais assim como são indicados como proteção para que pessoas tem compromissos pré-agendados em moeda estrangeira, diante uma potencial desvalorização do real. O mais comum para pessoas físicas são as viagens planejadas para o exterior, seja com objetivos turísticos ou educacionais. São aplicações que investem no mínimo 80% de tua carteira em ativos ligados à cotação de moeda estrangeira, essencialmente as mais fortes como dólar e euro. A todo o momento que essas moedas se valorizam, o rendimento cresce na mesma proporção.Há cobrança de taxas e Imposto de Renda que varia de 15% a 22,5%, dependendo do tempo em que o dinheiro estiver aplicado.