from web site
O Programa de iniciação científica (PIC) envolve alunos no desenvolvimento de projetos de procura. O PIC da Anhanguera colabora no desenvolvimento da maturidade, responsabilidade, progresso profissional e pessoal do estudante, que, sem dúvida, estará um passo à frente em relação à visão de universo e organização pessoal. O programa foi implantado em 1994 como uma política de autorização de bolsas de estudo por mérito acadêmico, pra que o estudante pudesse construir atividades de busca perante a supervisão de professores orientadores.
O serviço conduzido por Levitt e Gutin (1971)(44) acompanhou o tempo de reação e de movimento em tarefas de alternativa-resposta durante o tempo que os sujeitos caminhavam em intensidades equivalentes às freqüências cardíacas de 115, 145 ou 175 batimentos por minuto. O tempo de reação diminuiu no momento em que a freqüência cardíaca atingiu 115 batimentos, retornou ao basal a 145 batimentos e atingiu pequenos valores a 175 batimentos. Escola Pra Heróis Vira Realidade No Universo Corporativo O Dia /p>
O tempo de movimento melhorou linearmente em atividade da freqüência cardíaca. Os estudos de McMorris e Graydon (1997)(47) e McMorris et al. Os efeitos do exercício físico a respeito da atividade cognitiva são capazes de ser divididos em agudos e crônicos(49). Enorme número de estudos tem demonstrado os efeitos do exercício com intensidades entre 40 e 80% do O2máx e duração de no máximo 90 minutos no estado de humor, na atividade cognitiva e nos sentimentos de bem-estar(40).
O estudo de Simonsick (2003)(51) sugere que o nanico nível de circunstância física e a baixa performance cognitiva sejam manifestações de um mesmo recurso patológico, podendo ou não ser alterados pela evolução na condição física promovida pelo treinamento. Como Fazer O Cérebro Funcionar Melhor? , muitos estudos têm filiado positivamente o condicionamento cardiorrespiratório com a cognição, principlamente em medidas de atenção, função executiva e visuo-espacial(52). Esse serviço, em contraposição aos outros que foram divulgados até o momento, parece destacar o papel do oxigênio como um dos possíveis elementos fundamentais pela ligação exercício e cognição. Isto ficaria mais evidente em atividade das conclusões de numerosos trabalhos que sugerem a neurotransmissão como especial para os processos cognitivos. A Frase Se Relaciona Semanticamente Com Os Verbos Ter fé /p>
A ação do exercício físico a respeito da função cognitiva poderá ser direta ou indireta. Os mecanismos que agem diretamente aumentando a velocidade do processamento cognitivo seriam uma melhora na circulação cerebral e mudança pela sinopse e degradação de neurotransmissores. Também, estudiosos têm sugerido alguns mecanismos que seriam responsáveis por mediar os efeitos do exercício sobre isso as funções cognitivas. Pra síntese, ação e metabolismo de neurotransmissores, é indispensável o subsídio de quantidades adequadas de substratos para estas reações.
Assim acredita-se que o exercício físico poderia acrescentar o fluidez sanguíneo cerebral e, conseqüentemente, de oxigênio e outros substratos energéticos, dando desse modo a melhora da atividade cognitiva. Mesmo após um momento de treinamento, uma sessão aguda de exercício se intensifica a concentração de norepinefrina em seres humanos e outros animais(62,63). Esses achados são essenciais, que estudos em roedores têm demonstrado que a elevada concentração plasmática de norepinefrina está relacionada com uma melhor memória(64). Além do mais, sinapses dopaminérgicas e noradrenérgicas aparecem como elementos essenciais para processos mnemônicos(65). Por outro lado, é possível que a atividade física regular influencie a plasticidade cerebral.
Estudos como o de Isaacs et al.(66) demonstraram que o exercício físico aumenta a densidade vascular no córtex cerebelar de roedores submetidos a exercício físico. Além de conservar a integridade cerebrovascular (evitando a diminuição da circulação cerebral por efeitos adversos)(67), aumenta a capilarização(68) e o número de conexões dendríticas(69). Spirduso(70) propôs que o exercício poderia acrescentar a experiência oxidativa do cérebro, criando um efeito trófico em centros cerebrais envolvidos com a atividade sensório-motora.
Estudos recentes têm sugerido que a atividade executiva central do tipo membro ao lobo frontal e a regiões hipocampais do cérebro pode ser seletivamente mantida ou melhorada, em seres humanos, com maior grau de condicionamento físico(71). Além das hipóteses apresentadas, novas tentam esclarecer os mecanismos pelos quais o exercício poderia atuar melhorando as funções cognitivas. Algumas se referem às mudanças neuroendócrinas e humorais promovidas pelo exercício, como os aumentos de adrenalina, noradrenalina, ACTH, vasopressina e, principalmente, a b-endorfina, que é, entre os opióides, considerado um modulador fisiológico da memória(72,73).