from web site
Janela de Johari é uma observação conceitual , formada por Joseph Luft e Harrington Ingham no ano de 1955. A observação consiste em auxiliar no conhecimento de uma comunicação interpessoal e acudir nos relacionamentos com um grupo de pessoas. Domina-se como GRUPO uma área aonde você se relaciona aonde você poderá botar ao estudo e das relações interpessoais em inúmeras situações, inclusive entre indivíduos, grupos ou corporações.
Podemos usar esta análise conceitual a ponto de adquirir uma avaliação de FEEDBACK. A palavra JOHARI tem como origem a composição dos nomes dos 2 autores citados acima - nome da ferramenta - JO(seph) e HARI(Harrington). Segundo autores a janela de Johari é dividida em quatro quadrantes como se fosse um desenho de uma janela dividida em quatro partes. Em cada quadrante queremos nomeá-los com a letra Q e enumerá-lo de Q1 a Q4, e sendo que cada quadrante recebe uma denominação ou análise, chamados de Conhecido, CEGO, OCULTO e Inexplorado.
Segundo os autores, o conceito tem um modelo de representação, que permite, destacar o grau de perceptibilidade nas relações interpessoais entre você e a pessoa que você está realizando o “feedback”. Área inconsciente ou inexplorado. Área inconsciente ou inexplorado - zona que detêm os elementos de uma relação em que nem sequer o “EU”, nem ao menos os outros têm consciência ou discernimento. Os quadrantes, sendo observados em termos de coluna e barras, podem diferenciar-nos no grupo.
Q1 contém aquilo que sabemos ao nosso respeito. Q3 contém aquilo que não sabemos a nosso respeito. Q2 contém o que os outros conhecem a nosso respeito. Q4 contém aquilo que os outros desconhecem ao nosso respeito. Numa conexão recente, no momento em que 2 interlocutores (duas janelas), iniciam o teu primeiro contacto, a interação fornece áreas livres muito reduzidas, áreas cegas relativamente grandes, áreas secretas identicamente extensas e certamente áreas inconscientes intactas. Com os quatro quadrantes de uma janela poderá-se olhar como as pessoas se relacionam em grupos. A prática do relacionamento interpessoal faz esses quadrantes se moverem (aumentando e diminuindo) principalmente após respostas aos estímulos (feedback) que recebemos ao nos relacionarmos em grupo.
Estes por tua vez, nos ajudam a dominar uns aos outros. A janela Q1 é o primeiro quadrante, mostra o que é conhecido de nós mesmos e dos outros.Parte fundamental do relacionamento visto que é o que somos capazes de mostrar conscientemente. Ela se abre à capacidade que a firmeza e a verdade aumentam.
Informações pessoais são compartilhadas. É a troca livre e aberta de sugestões. Exemplo: Quando se conversa com um amigo sobre algo específico, um desabafo relatando detalhes. O acréscimo dessa arena é considerável, O Que é "Inteligência Emocional" E "Teste De Quociente Emocional (QE)" . A janela Q2 representa o que não percebemos de nós mesmos mas que os outros percebem.
Parte que mostramos inconscientemente. Exemplo: Nossos tiques, verbalizações, estilos. O feedback para este quadrante é importante, em razão de só com eles queremos encontrar melhor nosso “EU” que não percebemos. Agile Coach O Que é? Q4 é o que conhecemos de nós mesmos entretanto não revelamos, é a nossa porção secreta. Inexplorado do grupo em razão de ocultamos pra impedir feedback que não gostaríamos de receber, ou julgamentos que possamos receber ao revelarmos sentimentos, reações, pensamentos. Plano De Desenvolvimento Pessoal De Carreira , se não assumirmos certos riscos, nunca descobriremos quais seriam as possíveis reações alheias.
Exemplo: Nossas habilidades natas, ou conhecimentos que adquirimos e de certa forma ocultamos ou apenas usamos disciplinadamente. Isso talvez pode caracterizar o egoísmo quando podemos controlar ou manipular os outros. Geralmente os chefes não declaram táticas e pensamentos por estratégia própria. A janela Q3 o conhecido como Inexplorado( ou ignorado), é a parcela desconhecida de nós e dos outros, nossa porção inconsciente. Plano De Carreira: Paradigma E Dicas Para o Gerenciamento De Tua Carreira é de nossas motivações inconscientes, áreas inexploradas. Exemplo: Nossas habilidades latentes e recursos por achar que possam ser decorrência da primeira infância. A Janela de Johari é execução e sua movimentação é variada principalmente a partir dos feedbacks.
Este tipo de avaliação poder ser oportuno e adequado em momentos de uma observação e avaliação no feedback, nunca num instante de explosão. Requer uma confirmação de sua visão pelo teu interlocutor. É relevante ter consciência de que várias vezes transmitimos dicas (feedback) irrelevantes ou inadequados pras pessoas. Precisa ser aplicável e específico, não temos que “atirar coisas no ar” sem especificar o que elas querem relatar. A neutralidade é muito significativo, precisamos ser desprovidos de julgamentos ou interpretações subjetivas. A Janela de Johari poderá ser utilizada para qualquer tipo de conexão interpessoal, principalmente em grupos. Quando as condições para o feedback são respeitadas e bem usadas, a janela nos auxílio a compreende os outros e principalmente a nós mesmos. TRITZEN, Silvino José, Janela de Johari - Dinâmica, 3. Edição - São Paulo, EDITORA VOZES - 1985 - 115 PAG.