from web site
Dentro de uma empresa é comum que cada profissional, concentrado em tuas atividades, responsabilidades e desafios, perca a visão do conjunto — isto é, da equipe. Quando isso ocorre as relações interpessoais começam a se deteriorar: o clima organizacional torna-se negativo, surgem desentendimentos e guerras internas, o trabalho fica desalinhado. Paulo Guedes Quer Acrescentar Impostos Dos Mais Ricos expressões, no momento em que as relações interpessoais desandam, toda a empresa sofre.
Pra saber como contornar este tipo de problema, é saudável motivar as boas relações interpessoais. É possível fazer isso de maneira criativa e respeitando os limites de cada profissional. Agora conhecemos a prática da maioria das relações que se formam em nossa existência pessoal. Porém quais são, e como são, as relações interpessoais no lugar de serviço?
Vale lembrar que no serviço, não somos nós que escolhemos com quem trabalhar. Há as relações que se formam entre quaisquer dois profissionais que trabalham em departamentos diferentes, entre os quais há insuficiente contato. É o caso, quem Como Tornar-se Um Gênio , da ligação entre um colaborador da manutenção e um colaborador da logística. Depois, há as relações entre dois colaboradores de departamentos diferentes, entre os quais há bastante contato.
É o caso da conexão entre um colaborador de vendas e um colaborador de marketing. Existem, ainda, os vínculos entre dois colaboradores do mesmo departamento e as ligações entre um funcionário e teu gestor. É respeitável assimilar que cada uma dessas relações interpessoais tem uma execução distinto e, consequentemente, fornece assim como desafios diferentes, uma vez que a conexão interpessoal é qualificado de gerar resultâncias pro futuro na conexão. No caso da conexão entre um gestor e sua equipe, há o estímulo da liderança — apresentar autoridade sem ter de do poder. Entre funcionários de departamentos diferentes, há o desafio do combate de interesses — qualquer um detém tuas prioridades no serviço e podes, inadvertidamente, prejudicar o trabalho do colega.
Entre funcionários do mesmo departamento, por sua vez, há o estímulo de balancear competitividade e colaboração — ambos querem se notabilizar, porém precisam trabalhar juntos para atingir as metas da equipe. As relações de trabalho mais saudáveis são aquelas que apresentam equilíbrio. Mesmo que haja um atrito, a equipe tem uma “liga” potente o suficiente entre si para avaliar o atrito de forma objetiva, resolvê-lo e voltar a um estado de harmonia.
Um dos segredos é não associar as relações pessoais com as profissionais. Contudo como atingir esse equilíbrio? Existem alguns fatores que permitem conduzir a empresa e a equipe até o status desejado. Quais são estes fatores? Todos os colaboradores necessitam estar conscientes dos objetivos da organização, trabalhar com um mesmo norte e ordenar teu jeito e tuas ações de acordo com esses objetivos.
Os funcionários necessitam captar que os objetivos da empresa vêm acima dos próprios — porque atingi-los beneficiará a todos, e não apenas a alguns. Existem valores básicos como transparência, respeito e responsabilidade, que a corporação necessita propagar entre seus funcionários e exigir deles, em todos os momentos e ocorrências. É significativo que a organização entenda que um profissional com uma ótima inteligência técnica, todavia sem respeito pelos valores humanos, é um risco pra corporação. É exatamente o respeito e a prática dos valores O Que é Procedimento De Coaching? contribui as relações internas.
Durante o tempo que os valores são conceitos mais absolutos, as políticas são capazes de diversificar de acordo com o perfil da corporação. Novas políticas envolvem, como por exemplo, a proibição de relacionamentos amorosos entre funcionários. Como essa política pode ser declarada muito severa, é preciso ter agradável senso e sensibilidade na sua aplicação. O RH desempenha um papel importante pela tarefa de alavancar e preservar relacionamentos interpessoais saudáveis dentro da organização. É um setor que está estrategicamente posicionado pra atingir todos os colaboradores com tuas ações, e também deter o know-how e os recursos necessários para construir diferentes projetos dentro desse tema. O setor de RH pode começar de forma bem acessível, fazendo uma potente divulgação dos valores da empresa.
Eles precisam estar presentes no dia-a-dia dos colaboradores, pra que sejam internalizados e tornem-se divisão de tua filosofia própria de trabalho. Bem como é viável que o setor de RH, por intermédio da avaliação de funcionamento, extraia informações sobre o perfil de cada colaborador no seu relacionamento com colegas, chefes e subordinados. A partir destas informações, em ocorrências especiais, o RH necessita oferecer um feedback sincero e construtivo aos colaboradores que apresentam mais problemas de relacionamento.
Vale a pena recordar que alguns indivíduos não percebem que sua atuação está causando uma ruptura, até que uma pessoa neutro aponte isso a eles. Mesmo que o gestor direto ofereça esse feedback, o funcionário poderá sentir que a reprimenda é indevida, motivada por interesses pessoais do gestor. Neste contexto, o RH precisa ser a entidade confiável, que sempre podes fazer uma “crítica” (ou um elogio) sem parecer parcial. O setor de RH bem como poderá alavancar treinamentos sobre comportamentos no lugar de trabalho. Nesses treinamentos, geralmente o instrutor aborda focos como inteligência emocional, relacionamento interpessoal, conflitos, feedbacks do mesmo modo, alerta para comentários informais (fofoca) e as interações do dia.