from web site
Vivemos em um ambiente onde as alterações são constantes e a tecnologia evolui de forma exponencial. Para se adaptarem ao mercado e se manterem competitivas, as corporações necessitam se reinventar a cada dia, desenvolver algumas competências, inovar. E isto só acontece por intermédio do desenvolvimento de seus colaboradores. Há anos atrás, a Educação Corporativa focava em ações isoladas, como por exemplo: se fosse identificada a indispensabilidade dos gestores aprenderem a oferecer feedback, era fabricado um treinamento com esta meta, o público-alvo era treinado e pronto.
A partir dali, os gestores teriam “aprendido” as novas técnicas e estariam aptos a doar ótimos feedbacks. Na atualidade, sabe-se que a aprendizagem precisa ser compreendida como um processo sequente. Ela se apresenta por meio da interação do indivíduo com estímulos do meio em que vive, causando alteração de posicionamento. A partir nesse conceito, o assunto da Educação Corporativa passa a ser outro: ao invés cursos e programas, o intuito é transmitir profissionais que apresentem o funcionamento esperado pela corporação. E o que isto significa?
A área de Treinamento e Desenvolvimento precisa se preocupar em assegurar que ocorra a transferência de aprendizagem, ou melhor, que o colaborador possa demonstrar a aquisição ou a transformação de modo em seu dia-a-dia de serviço. Para que isso aconteça, a Educação Corporativa necessita proporcionar experiências completas de aprendizagem. É dentro nesse tema que surgem as trilhas de aprendizagem, sequências integradas de experiências, estruturadas, com o propósito de assegurar a aprendizagem das competências necessárias ao desempenho em diferentes atividades e perfis dentro da corporação.
A primeira característica das trilhas é a versatilidade. Mônica Martelli: “Reinventar-se é Buscar O Nosso Melhor” possível trabalhar com soluções de aprendizagem obrigatórias e novas elegíveis pelo colaborador. No caso de trilhas eletivas, o colaborador é incentivado a ser o protagonista de seu desenvolvimento, uma das principais competências nos dias atuais. A segunda caraterística é o conceito de experiência completa de aprendizagem.
As trilhas são desenhadas pensando no pré e pós treinamento, isto é, que sequência de experiências poderão ser proporcionadas aos participantes de forma que eles possam de fato apreender as outras competências requeridas. Apesar de tudo, a terceira característica das trilhas de aprendizagem é a diversidade de estímulos. A encerramento de que os objetivos de aprendizagem e desempenho sejam alcançados, a educação corporativa pode lançar mão de diferentes soluções e recursos instrucionais.
Alguns exemplos: cursos presenciais ou online, tutoria, filmes, fóruns, chats, participação em congressos ou seminários, mentoria, coaching, atividades on the job, livros e apostilas, participação em projetos, além de outros mais. Pra planejar quais ações farão cota de cada trilha de aprendizagem, é preciso fazer, anteriormente, uma observação bem estruturada. Entender profundamente o público e as necessidades de aprendizagem e funcionamento é fundamental para que as trilhas não representem somente uma sequência de atividades, todavia sim estratégias educacionais que proporcionem uma continuação no desenvolvimento dos colaboradores.
Possibilita que o colaborador tenha uma visão mais clara das competências necessárias. Estimula o autodesenvolvimento, permitindo que os colaboradores tenham independência na seleção das trilhas que deseja percorrer. Garante um lugar de aprendizagem contínua. Potencialização do recurso de aprendizagem a partir de diferentes estímulos. Associa a Educação Corporativa aos processos de desenvolvimento de carreira e plano de sucessão, proporcionando que o colaborador defina metas de aprendizagem de acordo com seus objetivos. As trilhas de aprendizagem ampliam a experiência de aprendizagem da organização. Ao construir seus colaboradores de forma contínua, a organização estará assim como desenvolvendo sua prática de se reinventar e se adaptar a um recinto em constante método de mutação.
Respeite, seja realista e não interfira. Conselhos, só quando solicitados. Não faça comentários a respeito da casa 5 Inventos Bizarros Que Só Existem Pela Coreia Do Norte . Cláusula De Sigilo E Confidencialidade . Seja cordial. Impossibilite discussões. Use Humanizare Desenvolvimento Pessoal E Empresarial discrição e resolva os problemas com compreensão. Presenteie a sogra/nora , no momento em que puder. Uma pequena lembrança encanta e, diversas vezes custa pouco. Cuidado com a hipocrisia. Evite competição entre ambas.