from web site
“Nós não acreditamos em choque fiscal, isto é uma maneira incorreta de cuidar a pergunta fiscal no Brasil”, comentou a presidente, pouco antes de participar de uma caminhada em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. “O Brasil precisa de uma política fiscal sistemática e robusta. Choque fiscal é um baita ajuste no qual se reduz tudo para pagar juros pra bancos? Se você vai aumentar alguns mecanismos, precisa de esclarecer: vai cortar o que? Como A Superstição Afeta Nossas Decisões ?
Vai reduzir o Bolsa-Família? Vai diminuir os subsídios pro Minha Residência, Minha vida? Dívida Pública Bruta: O governo brasileiro há décadas gasta mais do que arrecada e assim deve se endividar ao lado de investidores privados para cobrir seus gastos. Este procedimento existe por aqui e milhares de outros países do universo. Superávit Fiscal Primário: é quanto o governo poupa de sua arrecadação pra pagar os juros da dívida que ele mesmo contratou ao lado de seus credores. Déficit Fiscal Nominal: é o total do buraco no orçamento do governo, que representa quanto o governo tem que se endividar adicionalmente pra cobrir seus rombos.
Dívida Líquida: O governo levanta recursos junto a investidores assim como pra emprestar recursos subsidiados a empresas no BNDES e pra obter dólares aumentando as reservas cambiais, visando deixá-los de valor elevado pra auxiliar às empresas exportadoras. Como A Baixa Dos Juros Afeta Clientes De Imóveis líquida nada mais pertence ao que o total da dívida subtraído destes aportes do governo ao BNDES e outros bancos públicos e das reservas cambiais.
O ponto que pretendo acentuar por aqui é que há uma certa injustiça com relação aos banqueiros, que eles não são os únicos a receber os juros da dívida . Há outros que são “beneficiados” por tais juros. Descubra Como Fazer O Teu Dinheiro Render pública é representada por títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional. No momento em que você compra um título público no Tesouro Direto você está emprestando dinheiro ao governo. Tais títulos são negociados no mercado financeiro.
Teu vencimento pode ser bastante curto ( alguns meses) ou mais grande ( décadas). Quem compra estes títulos conta com a garantia do Governo, do Estado e do público brasileiro que tais papéis serão honrados no teu vencimento e seus juros serão pagos como contratados. Este é o funcionamento do modo de acumulação de poupança por parte das pessoas e do modo de investimento produtivo pela economia, que é financiado pela reciclagem desta poupança através dos mercados de capitais e de crédito.
A maioria dos políticos ignora disto. Eles exercem uma separação entre “capital produtivo” e “capital financeiro” que em economia não faz muito sentido. Todos os que acumulam poupança estão desenvolvendo capital financeiro que financia o investimento eficiente. Se ninguém poupasse, ou melhor, se todos gastassem 100% de sua renda com consumo, não haveria nenhum investimento eficiente! Ou seja, um povo que quer amadurecer o investimento eficiente tem que fomentar a formação de poupança por divisão dos indivíduos, empresas e governos.