from web site
São Paulo - Os brasileiros interessados em adquirir imóveis no exterior, seja pra se mudar pra outro país ou para diversificar os investimentos, tem incluído ainda mais Portugal no seu radar. Cuidados Antes De Obter Imóvel Em Leilão proximidade cultural e a língua em comum são somente alguns dos fatores que explicam o superior interesse dos brasileiros pelo mercado imobiliário português.
Assim como pesam os preços, que são inferiores ao de outros países europeus, e o episódio de o país possibilitar um visto, válido por cinco anos, pra estrangeiros que compram imóveis acima de 500 mil euros. Frederico Judice, diretor da Judice & Araújo, imobiliária brasileira que vende imóveis em Portugal, reconhece que a busca por imóveis portugueses se intensificou através do ano passado. “Cresceu muito o número de brasileiros que procuram sugestões a respeito da compra de imóveis em Portugal e não apresenta pra negar que existe uma ação das eleições. O público está nitidamente insatisfeito com atual governo”, diz Judice.
Rafael Ascenso, diretor da imobiliária portuguesa de luxo Porta da Frente, conta que a imagem dos brasileiros a respeito de Portugal mudou bastante nos últimos anos. Apesar de não existir ainda uma pesquisa abrangente que mostre o maior interesse do brasileiro pelo país, de acordo com Ascenso, na Porta da Frente os brasileiros imediatamente são responsáveis por 27% dos negócios fechados da corporação.
Rafael Ascenso conta que o mercado imobiliário português passou por uma forte queda de preços, de em torno de 20%, entre 2009 e 2010, como consequência da decadência de 2008, entretanto os preços neste instante retornaram aos patamares anteriores à recessão. Os imóveis tem se valorizado cerca de 8% ao ano, segundo ele.
O regresso é inferior ao rendimento proporcionado por investimentos conservadores no Brasil, que são balizados na taxa básica de juros brasileira, Selic, que na atualidade está nos 13,25% ao ano. Porém, Rafael Ascenso diz que o investidor que pesquisa imóveis em Portugal está mais interessado em diversificar o investimento, comprando ativos no exterior, do que em adquirir um retorno muito alto. O valor médio do metro quadrado dos imóveis de luxo de bairros valorizados de cidades portuguesas como Lisboa, varia entre quatro mil e 6,cinco mil euros, segundo Ascenso.

“Esse seria o valor dos imóveis equivalentes aos encontrados em bairros valorizados do Brasil, como Jardins e Vila Nova Conceição, em São Paulo”, diz. SP Triplica Lançamento De Imóveis Até R$ 240 1000 do euro, que está cotado a 3,37 reais, seria o mesmo que expor que o metro quadrado dos imóveis de luxo em Portugal varia entre 13.480 e 21.905 reais.
A título de comparação, o valor médio do metro quadrado no Brasil é de 7.590 reais, segundo fatos do Índice FipeZap de abril, um dos principais indicadores de preço do mercado brasileiro. No Rio de Janeiro, o custo é ainda maior, segundo o FipeZap. O Que Devo Saber Antes De Criar Um Imóvel? , o metro quadrado custa em média 17.043 reais; pela Gávea o valor vai pra 17.946 reais; pela Lagoa sobe pra 18.489 reais; em Ipanema chega a 20.329 reais; e no Leblon pula pra absurdos 23.527 reais.