Skip to main contentdfsdf

Home/ blogmenon201's Library/ Notes/ Qual É A Origem Da Igreja Católica?

Qual É A Origem Da Igreja Católica?

from web site

liturgia diária

As principais igrejas neopentecostais no Brasil são a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Mundial do Poder de Deus e a Igreja Internacional da Graça de Deus. As igrejas neopentecostais tiveram um grande crescimento no Brasil, principalmente devido a sua presença em comunidades afastadas dos grandes centros urbanos e também pelo grande poder midiático que algumas dessas igrejas detém, como canais de televisão e de rádio. Os pentecostais creem também que o Espírito Santo pode conceder dons divinos às pessoas, como por exemplo a capacidade de “falar em línguas”. Esse ato saber mais quando uma pessoa começa a falar em uma linguagem desconhecida por ela, com o propósito de transmitir uma mensagem de Deus aos demais crentes.

  • Na Itália, sacerdotes de diversas paróquias reuniam em seus presbitérios os aspirantes ao sacerdócio, para instruí-los no serviço divino.
  • Tem sua sede política religiosa no Vaticano, estado religioso cujo chefe é o Papa, eleito por um colégio de cardeais, após a morte ou renúncia do titular.
  • Cremos que a alma criada por Deus, sobrevive após a separação do corpo e tende a se encontrar com seu criador e receber a recompensa por sua vida, ou a condenação por seus crimes.
  • "Esses fatos, referidos por diversos escritores, não são apoiados por sufi­cientes provas, conquanto pareça que Constantino tirasse partido deles para mandar matar diversos personagens, mesmo entre os seus amigos."
  • E, esse culto que é típico da Umbanda, também aparece no Candomblé como umas das manifestações de sincretismo aqui abordadas.
  • Claro, católico jamais esquecerá o que é "Corpo de Cristo", evidentemente, mas é bom poder reler um texto muito bem detalhado sobre esse assunto, fato extremamente importante.

Mas, no final da Idade Média, ocorreram divisões e abalos em seu monopólio religioso, intelectual e político. Ocorreram as divisões descentralizando sua administração rígida, com algumas rupturas na sua trajetória. Uma das principais no século 11 devido às disputas internas entre o papa romano e o patriarca de Constantinopla, surgindo a Igreja Católica Apostólica Romana e de outro lado a Igreja Católica Ortodoxa. A hierarquia estava definitivamente começando a desenvolver-se no que conhecemos hoje comoIgreja Católica ou Universal. Eles não aprovavam o casamento da religião com o estado, nem a centralizarão do governo religioso, nem a criação de um tribunal religioso mais elevado, de qualquer espécie que não fosse a Igreja local.

Do Cristianismo Primitivo Ao Catolicismo


OCatolicismoé uma religião que surgiu a partir do ano 50 depois de Cristo, a partir da deturpação do verdadeiroCristianismo. Ocatolicismotambém insiste na divindade de Jesus, apoiando a ideia de que ele era divino e humano e foi concebido imaculadamente por Maria, sua mãe humana. 9) A espada e a tocha, de referência ao Evangelho, que se tornou o poder de Deus para a salvação. Entretanto, algumas comunidades orientais independentes mantiveram os vínculos com o Papa ou retornaram à plena comunhão com Roma com o passar dos anos. Desse modo, a Igreja Católica é constituída de 24 Igrejas autônomas em plena comunhão com o Romano Pontífice. A maior e mais conhecida delas é a ocidental, a Igreja Católica Apostólica Romana, também chamada de Igreja Latina.
  • Com o fim das relações oficiais entre a Igreja Católica e o Estado e a derrubada da monarquia, parecia ter sido removido os últimos obstáculos que impediam o progresso nacional (MANUEL, 1997, p. 71)37.
  • 9) A espada e a tocha, de referência ao Evangelho, que se tornou o poder de Deus para a salvação.
  • Contra essa nova ordem a Igreja Católica focou suas críticas e articulou reações, reduziu o estado de simples doutrina e se rearticulou, estabelecendo como projeto para a humanidade a constituição de uma sociedade integralmente cristã, restabelecendo o controle sobre as consciências.
  • Nesse evento – que mobilizou as principais lideranças da Igreja – uma nova postura da instituição foi orientada em direção às questões sociais e injustiças que afligiam os menos favorecidos.
  • Intimamente atrelado ao evangelicalismo é que se tem desenvolvido o movimento pentecostal, vertente cristã que mais se expande na atualidade.
  • E quando eu souber que há membros de outras religiões e repudiam o natal, apenas dou um feliz ano novo ou nem isto, se não querem congratulações e nenhuma, vou me dirigir a quem quer, e a estes, que fiquem com seus chiliques e mau humor.

Seu papado, de 1958 a 1963, inaugura uma nova era na história do catolicismo, marcada por profunda reforma religiosa e política. João XXIII convoca o Concílio Vaticano II, responsável por mudanças que permitem maior integração da Igreja Católica com o mundo contemporâneo. Os fiéis católicos veneram os santos como intermediários entre os homens e Deus. Maria, mãe de Jesus Cristo, é considerada a maior intermediária entre os fiéis e seu filho.

Catolicismo E Protestantismo


Uma decisão que marcou na escolha de uma solução “de dentro”, definindo a autonomia eclesiástica brasileira em relação à Cúria Romana, por optar, exponencialmente, pela arregimentação política dos católicos do país. Ramificação da igreja católica Romana, o protestantismo surgiu através do desejo de Martinho Lutero, monge católico, por uma reforma naquilo que ele acreditava ir contra as escrituras sagradas. Novos reinos foram se consolidando e a igreja passou a ser muito influente, rica proprietária de terras e poderosa.

  • Não podendo mais participar do culto por falta de compreensão da língua oficial, o povo passou a desenvolver formas próprias de expressão religiosa marcadamente devocionais.
  • A crença cristã descreve Jesus, também chamado de Messias, como Filho de Deus, gerado pelo Espírito Santo , em uma virgem de Nazaré chamada Maria, que estava prestes a se casar com um carpinteiro chamado José.
  • Existem mesmo alguns que chegam ao extremo de ensinar que o nome “Jesus” esconderia uma invocação secreta ao deus grego Zeus!
  • PL3, para todos os efeitos práticos, abstrai da transcendência e da existência depois da morte, e entende a Deus de maneira impessoal, sem sentimentos, como Lei Universal, conjunto de todas as coisas e reflexo da pessoa.


blogmenon201

Saved by blogmenon201

on Feb 17, 23