Skip to main contentdfsdf

Home/ officejumbo1's Library/ Notes/ Catolicismo: Romano, Resumo E No Brasil

Catolicismo: Romano, Resumo E No Brasil

from web site

Salmos do dia salmo 101

"Ultramontano" ou "romanização" é o termo utilizado pela historiografia para definir o movimento conservador da Igreja Católica. http://bit.ly/40yFqd8 origem é francesa, significando para além dos Alpes rumo a Roma, indicando o centralismo na autoridade do Papa. Esse acompanhamento feito pelo Núncio objetivava a observação da eficácia dos mecanismos de controle da Santa Sé sobre a Igreja Católica local. https://www.mundodoscatolicos.com.br/salmos/101/ , a romanização não garantiu uma coesão monolítica entre o clero, o episcopado brasileiro e a Santa Sé. Embora houvesse uma orientação central vinda da Cúria Romana, essa ligação era flexibilizada em maior ou menor grau, por vários fatores culturais, geográficos, geracionais e sociais.


  • Uma prática muito comum era a venda de indulgências aos fiéis, inclusive aos menos favorecidos financeiramente.
  • A ação estratégica tomada pelo imperador romano acabou sendo de grande importância para que o cristianismo ampliasse suas fronteiras e conseguisse o elaborado grau de organização que marcou a sua trajetória.
  • Nos primeiros dois séculos depois do Descobrimento, o Brasil recebeu boa parte dessa população, os chamados Cristão-novos, convertidos ao cristianismo à força.
  • Entretanto, a crise do Império Romano e a franca expansão dos praticantes dessa nova religião acabaram forçando o império a ceder a essa nova situação no interior de seus territórios.

"Esse afresco deixa evidente que os primeiros cristãos entendiam que a vinda de Jesus fora prenunciada nos livros sagrados do povo hebreu. E Maria, a mulher que disse o sim e que tece em seu ventre o corpo do Salvador. Há um ícone muito antigo conhecido como Maria, a tecelã." Durante a tortura, uma jovem cristã chamada Juliana denunciou os nomes dos carrascos, coisa que era expressamente proibida na época. Por isso, Juliana foi presa e condena à morte por decapitação juntamente com Santa Bárbara. Quando atingiu a idade para o casamento, por volta de 17 anos, seu pai a trouxe para casa e permitia que ela recebesse a visita de pretendentes, mas não permitia que ela visitasse a cidade. Mas Bárbara não aceitava nenhum, enxergando neles a superficialidade e o interesse, e nenhum toque de amor verdadeiro.

Enfraquecimento Das Ordens Religiosas


Viveram no Iraque, Síria, Líbano, Egito e outros do Oriente Médio desde a Antiguidade, muito antes da chegada dos sefaradim, com quem são confundidos. Os do Iraque descendem de cativos que foram levados à Babilônia no século 6 a.C. Como os exércitos mouros estavam em franca expansão pela Espanha, os judeus pegaram carona com eles – e ficaram conhecidos como sefaradim (de Sefarad, “Espanha” em hebraico). Produziram uma língua própria, o ladino, impregnando de vocábulos hebraicos o espanhol medieval.

Entre as emendas estava a que pretendia incluir na Constituição Brasileira o reconhecimento do catolicismo como a religião da maioria da população e a introdução do ensino religioso nas escolas públicas80. E, portanto, atribuindo a igreja o seu papel de esforço e conquista, obra e trabalho em sua missão, como uma unidade espiritual a mercê da Nação Brasileira. Ainda, o conjunto formado pela hierarquia eclesiástica local, o clero e os católicos em geral, como alvo da Igreja Católica no Brasil direcionado pela Santa Sé. Deste modo, isso se justificava pelo fato de que a Igreja e o Estado Brasileiro compartilhavam a mesma jurisdição, o mesmo território, dividido em Estados e nação católica. E, portanto, uma associação de identidade nacional ao catolicismo, pois, o laicismo, o positivismo, o liberalismo e o comunismo, eram ameaças iminentes à identidade e à unidade nacional. Cabendo ao governo aplicar as ações necessárias para a garantia do bem comum da população, que consistia na sua grande maioria ao catolicismo no Brasil.

O Resultado Das Eleições No Brasil E A Posição Do Católico



O regalismo evidencia um período em que o Estado brasileiro usou a Igreja para atender aos seus interesses. Inicialmente, o padroado previa que o rei poderia arrecadar dízimos e com eles sustentar as necessidades materiais da Igreja, organizar comunidades religiosas construindo Igrejas, enviando missionários e sustentando tais empreendimentos. Há um compromisso entre o Estado e a Santa Sé de propagar a fé cristã e consolidar a Igreja.
  • O Concílio Vaticano I, interrompido com a tomada de Roma em 1870, reforçou as posições autoritárias da igreja ao proclamar o dogma da infalibilidade papal.
  • Por fim, destacam-se as investigações voltadas para compreender as relações entre religião, tradição e modernidade, a partir da interação entre história, ciências sociais e as ciências da religião.
  • Entre 1800 e 1960, bem como alguns resultados políticos advindos das ações que esse movimento engendrou.
  • Seus discípulos e apóstolos pregavam a sua doutrina que chocava com o paganismo, o politeísmo e certas práticas morais do Império Romano.
  • As primeiras manifestações desse tipo de preconceito remontam à Antiguidade, mas só no fim do século XIV a intolerância assumiu a forma de grandes massacres de judeus, os chamados pogroms.



officejumbo1

Saved by officejumbo1

on Apr 04, 23