O tema iluminação sempre está em pauta no Casa de Valentina, para que você possa conferir projetos inspiradores. Muitas vezes pode até descobrir facilidades que sequer conhecia, ou detalhes que fazer grande diferença para seu conforto. Você viu que abordamos brevemente aqui diversas questões onde fica evidente que a iluminação de cada ambiente da sua casa repercute em atividades do seu cotidiano. Você já conhece os lustres, pendentes e arandelas da Casinha Bonita? Sabe aquela cozinha que você achou maravilhosa mas não sabe dizer exatamente o que tornou a decoração tão elegante? Quanto ao pendente sobre mesa de jantar, Ana orienta que a distância deve ser de 90 a 100 cm do tampo.
Você sabia que pode priorizar a eficiência e a cor dos itens de iluminação?
Desse modo, acompanhe neste post algumas dicas para transformar o seu lar a partir da iluminação.
Nesse caso, o papel do arquiteto é suprir a ausência da luz natural com a iluminação artificial.
Assim como a combinação entre luz direta e indireta, o equilíbrio entre iluminação artificial e natural também é possível.
Como falamos antes, a iluminação amarela passa a sensação de conforto, enquanto a branca nos deixa mais acordados e atentos.
"Lâmpadas dicroicas assumem bem essa função nas salas e varandas. Arandelas de parede também são bem-vindas em salas de estar e varandas", indica Bruna Duimoulin.
Além disso, também é possível recorrer aos leds, que têm a opção em amarelo. Chegamos ao local da casa onde conforto, estilo e personalidade ficam mais evidentes. Seja para aproveitar momentos de descanso ou receber os amigos, a iluminação ideal na sua sala deve ser aconchegante. Seguem o mesmo princípio dos halls e corredores, no qual a cor da luz fica em plano secundário e o foco se torna a estética e a harmonia trazida pela iluminação, tanto na luz da cor branca quanto amarela. Mas atenção, as luzes da área da escada devem ser eficazes o suficiente para deixar os degraus bem sinalizados e evitar acidentes. Quando se fala em decoração, a luz quente ou fria não se refere à temperatura da lâmpada e sim à temperatura de cor a qual a luz representa, ou seja, a aparência da luz emitida por alguma fonte.
Utilize Cores Claras No Teto
Vai bem em quartos, salas, banheiros e até ambientes externos, basta escolher o tamanho e as cores de sua preferência e partir para o tutorial. Em vez de colocar o tradicional abajur de mesa , use luminárias.Você obterá mais espaço nas mesas, e terá o mesmo efeito de iluminação. Para evitar que a luz lhe ofusque, o truque é direcioná-la para o teto ou para as paredes. Desta forma você também vai conseguir uma maior iluminação em todo o cômodo.
Como Escolher A Lâmpada Certa Em Projetos Luminotécnicos?
Levar em conta a dimensão do cômodo e o espaço disponível é um ponto muito importante para a estética e funcionalidade do local. Portanto, opte por luminárias que sejam proporcionais ao espaço onde serão instaladas e ao tamanho do ambiente, para um visual mais harmônico e equilibrado. A designer de interiores Larissa Santo indica sempre tentar deixar esses ambientes mais claros.
Aqui a cor da luz fica em segundo plano, já que o mais importante é trazer um ar de movimento e harmonia. Isso pode ser feito com o uso de lâmpadas, abajures, fitas de LED, spots, arandelas, pendentes e afins colocados no início & final do corredor ou ao longo de todo o percurso. Local que requer atenção, foco e concentração, por isso uma luz neutra, levemente azulada, é a ideal. saiba mais escritório tem sua decoração complementada com luminárias e abajures. Uma das exigências é selecionar lâmpadas com boa fidelidade na reprodução de cores , que atinjam um índice mínimo de 84% para a luz geral.