from web site
O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) é um documento fundamental para garantir a segurança de todos que frequentam um determinado estabelecimento. Em geral, o PPCI é obrigatório para locais que possuem grande concentração de pessoas, como shoppings, hospitais, escolas, teatros, cinemas, entre outros. No entanto, a exigência do PPCI não se restringe apenas a estes tipos de estabelecimentos, pois a segurança contra incêndios é uma preocupação em qualquer espaço onde exista a possibilidade de ocorrência de um sinistro.
Pois, caso algum incêndio aconteça, os moradores e colaboradores poderão sair do empreendimento em segurança. Por isso, é tão importante contar com uma empresa especialista no assunto, como a RA Engenharia, que atua há mais de 15 anos no mercado e possui profissionais altamente tecnificados para elaborar o PPCI e demais necessidades para prevenção e combate a incêndios. A execução do plano é de responsabilidade de profissionais credenciados ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Além disso, esse profissional deve estar apto a realizar outro laudo, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), definindo-o como responsável técnico pela obra.
Ao atingir determinada temperatura, o liquido expande, rompendo o vidro e assim liberando água em alta pressão para o ambiente. Um fato interessante sobre as placas de sinalização mais recentes, é que elas são fotoluminescentes, ou seja, elas armazenam a luz (seja ela natural ou artificial), e em uma situação em que o ambiente fica escuro elas brilham. Caso você deseja verificar se uma placa é fotoluminescente, basta pegar uma lanterna e apontá-la bem próxima a placa, caso a placa brilhe, ela é fotoluminescente. Vale ressaltar que o material adequado vai depender muito da classificação da edificação quanto a ocupação, uma vez que, essa é a informação principal para obtenção do material adequado na IT 10.
Já na compartimentação vertical, são medidas tomadas para evitar a propagação do incêndio para outros andares. Nesse sentido, garante-se a proteção, pelo enclausuramento (isolamento) das escadas de emergência com paredes de compartimentação e portas corta-fogo, além do revestimento do espaço que comunicam dois pavimentos por materiais, chamados entrepiso, que garantem a resistência ao fogo. As ações tomadas na medida de proteção da compartimentação são para evitar a propagação do incêndio na edificação. Na compartimentação horizontal, são as medidas tomadas com a finalidade de evitar a propagação no mesmo andar, como exemplo temos as portas, paredes, cortinas e registros corta-fogo.

O Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios, conhecido como PPCI, é um documento obrigatório para alguns tipos de estabelecimentos, visando a segurança e a prevenção de incêndios. Confira a seguir quem precisa deste plano:
Empresas que atuam no ramo comercial e industrial são obrigadas a possuir o PPCI, a fim de garantir a segurança dos funcionários e clientes. A5S ppci inclui lojas, fábricas, restaurantes, supermercados, entre outros.
Condomínios residenciais e comerciais também devem possuir o PPCI, pois são locais com grande circulação de pessoas e que precisam seguir normas específicas de segurança contra incêndios.
Prédios públicos, como escolas, hospitais, órgãos governamentais, também estão sujeitos à obrigatoriedade do PPCI, visando a proteção dos usuários e servidores que frequentam esses locais.
Eventos temporários, como shows, feiras e festas, também precisam contar com um PPCI específico para garantir a segurança do público presente durante o evento.
O PPCI é um documento fundamental para garantir a segurança de pessoas e do patrimônio em diferentes tipos de estabelecimentos. É importante que as empresas e locais mencionados acima cumpram essa exigência legal e estejam sempre atualizadas em relação às normas de prevenção e proteção contra incêndios.